Publicado por: Dream Hunter Z | 17/05/2011

Formatos de câmeras fotográficas

Hi people!! 🙂 Como vão?

O assunto que escolhi para tratar hoje é sobre os formatos (tipos) de câmeras fotográficas! São elas que determinam a função, qualidade e que determinam a diferença entre uma câmera amadora e uma profissional na fotografia.

PEQUENO FORMATO

São as compactas, eu costumo chamá-las de “camerazinhas”! São também chamadas de reflex ou de visor direto. Se for analógica, utilizam o filme de 35mm.

No mercado, são as de menor custo, sendo mais simples e populares, pela sua facilidade de manuseio. São consideradas amadoras, podendo ser utilizadas por leigos em fotografia.

Não apresentam muitos recursos, tendo um visor separado das lentes, onde o fotógrafo observa a cena a ser fotografada. Por conta disso, esse tipo de câmera apresenta um erro chamado “Erro de Paralaxe“, que consiste em uma observação errada na escala de graduação devido a um desvio óptico causado pelo ângulo de visão do observador, por tanto, há um transvio de enquadramento.

MONOREFLEX MECÂNICA (SLR – Single Lens Reflex) & DIGITAIS (DSLR – Digital Single Lens Reflex)

É um tipo de câmera que exige conhecimentos mais aprofundados em fotografia, sendo o formato mais utilizado pelos profissionais. Nesta, não há Erro de Paralaxe, já que a luz atravessa a objetiva, incidindo em um espelho que se localiza à frente do plano do filme/sensor, ao passar por um penta-prisma, ocorre a inversão da imagem. A imagem projetada é a que chega ao filme. Por conta conta disso, o fotógrafo tem uma noção melhor e mais precisa do enquadramento e dos planos.

As Reflex Digitais são automatizadas, tendo o auto-focus e diversos outros programas que facilitam para uma foto de melhor precisão e qualidade. Além disso, possui focagem rápida e o resultado pode ser acompanhado imediatamente no visor da câmera.

A desvantagens da câmeras monoreflex são o som e o peso, sendo barulhentas e tendo um peso maior. Outra desvantagem dos modelos DSLR é o fato dos programas inteligentes não permitirem a interferência do fotógrafo, limitando suas possibilidades e criatividade.

REFLEX DE MÉDIO FORMATO

São utilizadas principalmente para fotos de estúdios e de editorial, utilizando filmes 6×6, produzindo, portanto, imagens de qualidade maior.

Os modelos mais antigos são bi-reflex, tendo duas objetivas na frente do espelho, onde a inferior transmite a luz ao plano do filme, e a superior envia a imagem para o vidro despolido.

A desvantagem desta câmera é o Erro de Paralaxe, já que a imagem aparece invertida horizontalmente, dificultando o seu manuseio. Além disso, seus filmes restringem-se a poucas fotos.

CÂMERAS DE GRANDE FORMATO

É o mais antigo dos tipos de câmera, sendo que a imagem é enxergada diretamente pela objetiva, sem correções, portanto, ela aparece invertida vertical e horizontalmente.

Grande formato

Grande formato – Foto de Elson Masuzawa – Local: Focus – Modelo: Janaina

São compatíveis com filmes planos ou chapas individuais de tamanhos 10x12cm ou 4×5 polegadas. Por conta deste fato, as imagens possuem qualidades elevadíssimas.

O problema dessas câmeras é que são muito caras, além de muito grandes, tendo a necessidade de um tripé sempre. A imagem projetada no visor não é brilhante, sendo preciso o uso de pano preto para eliminar a interferência da luz ambiente. Pelo fato das fotos serem feitas em chapas, há a restrição de as fotos poderem ser tiradas somente em estúdios.

Esses são os formatos principais de câmeras. Saber de suas diferenças é essencial na hora de escolher a sua câmera, pois elas atendem necessidades diferentes.

Por hoje eu encerro aqui!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Categorias