Publicado por: Dream Hunter Z | 05/07/2011

Diferença entre ouvir e escutar

Olá para todos! Como vão? 🙂

Hoje vou falar de algo simples, mas que muitos (ou quase todos) se esquecem! A diferença entre ouvir e escutar.

Diferença entre ouvir e escutar

Imagem retirada deste site.

Geralmente as pessoas ouvem e não escutam! Ouvir é simplesmente receber o som das palavras ditas pelo outro, captando-os pelos seus ouvidos (por isso, “ouvir”). Escutar é estar interessado, entender e assimilar o que o outro disse.

É muito importante saber escutar as pessoas! Entender o que elas pensam e como se sentem. Isso nos possibilita o entendimento de suas atitudes.

Infelizmente, hoje em dia, grande parte das pessoas estão interessadas em falar e não escutar. Muitos até ouvem, mas não escutam. Julgam o que ouviu  o outro falar, mas não tentam escutar e entender os pensamentos e sentimentos deste.

Tem ainda os que nem ouvem, só falam e querem que o outro ouça/escute o que eles tem a dizer. Porém, quando o outro vai falar não se interessa, nem ouve, ou se ouve é por educação. Muitas vezes respondem com palavras genéricas.

Saber escutar o que os outros dizem também é uma forma de amor ao próximo! Pois é uma doação de sua presença a aquela pessoa! Portanto é muito importante!

A partir do momento em que não se escuta o que alguém diz, implica-se algumas ideias que ficam subentendidas:

1º Você não está interessado no que a pessoa está dizendo;

Julga o que tens a falar mais importante do que o que ela está falando;

3º Está impondo seus ideais e sentimentos, sem se importar com o outro.

Mesmo que a intenção não seja essa, à partir do momento em que não se escuta alguém, subentende-se isso. Pior ainda é quando se fala por cima de alguém, além de ser falta de educação e respeito, é incômodo e demonstra egoísmo, por não querer que o outro fale e só escute.

Julgar alguém apenas ouvindo o que este falou, sem escutar o significado implícito nas palavras pronunciadas pela pessoa em questão, ou sem se interessar em aprofundar mais no assunto com perguntas, é um grande equívoco. Antes de julgar, é necessário compreender, não só as palavras em si, mas também os sentimentos, ideais e pensamentos contidos nele.

Considero o “saber ouvir/escutar” muito mais importante do que “saber falar“! Pois escutado os outros, pode-se aprender muito, além de conhecer realmente o próximo.

Livro "O Monge e o Executivo" - Foto por Elson Diogo Masuzawa

Livro “O Monge e o Executivo” – Foto por Elson Diogo Masuzawa

Não estou dizendo que saber falar não é importante, creio que é essencial também. Pois é a forma que temos de nos comunicar. Uma ideia brilhante que não é transmitida de forma efetiva (através de uma fala mal articulada, por exemplo) poderá não ser aceita, pela falta de entendimento desta, o que é um grande desperdício. Portanto, deve-se saber falar e escutar na medida certa!

O livro “O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança” do autor James C. Hunter aborda um certo ponto desse assunto, mostrando a importância do “escutar” para um líder. Saber escutar o que os empregados, funcionários e principalmente clientes tem a dizer é importantíssimo.

Bom, por hoje é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: