Publicado por: Dream Hunter Z | 07/08/2011

Final Fantasy

Olá à todos! 🙂 Como vão?

Hoje vou falar de uma série de jogo muito famoso chamado Final Fantasy (ファイナルファンタジー)! Começando, é claro, pelo primeiro, Final Fantasy I (ファイナルファンタジーI).

Contarei o enredo geral do jogo, portanto, alguns spoilers! Quero deixar claro que isso não haverá detonado do jogo.

Inicialmente, quero caracterizar a franquia como um todo. Final Fantasy foi criado em 1987 pela Square que estava em crise. Final Fantasy foi a “última cartada” da empresa, muito bem sucedida, por sinal.

Final Fantasy é um jogo de RPG, contendo elementos mágicos e criaturas fantásticas. Ao contrário do que parece, cada jogo dá série não possui ligação (Final Fantasy II não é continuação de Final Fantasy I). O que permite com que qualquer um jogue qualquer jogo da série sem ter de conhecer a história dos antecessores.

Apesar das histórias serem independentes, há vários elementos que são comuns, como por exemplo, os Chocobos (criaturas do tipo aves que são utilizadas como meio de transporte), as magias e alguns inimigos.

FINAL FANTASY I:

Garland (ガーランド), um cavaleiro que traiu seu reino, chamado Cornelia (コー

Sarah

ネリア), seqüestrando a princesa Sarah (セーラ), filha do rei. Os quatro protagonistas da histórias, que são chamados de Light Warriors ou Warriors of Light (ウォーリア・オブ・ライト ), recebem a missão de salvá-la.

Os quatro derrotam o traidor, porém, este é salvo por quatro demônios, os mesmos que corromperam Garland, enviando o mesmo para 2.000 anos atrás. Chegando no passado, Garland envia os demônios ao futuro para causar destruição, garantindo a existência de Garland e dos quatro demônios eternamente.

Tiamat (ティアマット), um dos quatro demônios, apodera-se do cristal do vento, um dos quatro cristais que garantem a estabilidade do mundo. Kraken (クラーケン), outro demônio, apossa-se do cristal da água, assim como Lich (リッチ) e Marilith (マリリス) se apossam dos cristais da terra e fogo, respectivamente.

A missão dos quatro Light Warriors é salvar o mundo, restaurando os quatro cristais.

Os Warrior of Light são os personagens jogáveis de Final Fantasy, porém, eles não possuem nome e nem personalidade, permitindo ao jogador defini-los.

O jogador pode também escolher uma “Job” para os quatro, sendo elas:

– Warrior (ウォーリア):

Warrior, também conhecido como Fighter

É o mais versátil das Jobs. Possui grande quantidade de HP (Hit Points, em outras palavras, a pontos de vida do personagem), tendo bom ataque e defesa.

Pode equipar-se com quase todos os tipos de espadas e escudos. Porém, não pode utilizar magias.

Após uma certa altura da trama, e um certo nível, existe uma “quest” (algo como missão) opcional que o faz evoluir para Knight, permitindo o personagem utilizar-se de equipamentos melhores e mais eficientes.

Além disso, passa a utilizar magias brancas (White Magics) de até certo nível.

White Magic são magias de cura e de suporte, como proteção e eliminação de status negativo (que são condições como envenenamento/poison, cegueira/blind, silêncio/silence, entre outros, que causa grande desvantagem nas lutas).

– Monk (モンク):

Monk, também conhecido como Black Belt

É uma Job de grande força física. Quase não utiliza armas e em nenhum momento do jogo pode utilizar magias, sendo o único com esta característica.

É especialista em artes marciais, usando golpes com suas próprias mãos.

Durante o enredo do jogo, e em certo nível, pode realizar uma quest para evoluir de Job, assim como o Warrior.

Ao evoluir, o personagem torna-se um Master.

Nessa Job, ele adquire uma resistência maior à magias, além de ter golpes e hits que causam danos multiplicados.

Porém, mantém a característica de poder usar poucos tipos de armas e nenhum escudo.

– Thief (シーフ):

Thief

Sim, isso mesmo! Um ladrão! Mas diferentemente dos Thief’s dos outros Final Fantasy’s, nesta primeira versão ele não possui a habilidade de roubar dinheiro e nem itens.

Sua principal característica são os ataques rápidos, grande destreza e é especialista em fugir de batalhas, sendo uma ótima opção na hora de formar o time de Light Warriors.

Assim como as demais Jobs, esta também possui uma evolução com as mesmas condições do Warrior e do Monk.

A evolução do Thief é o Ninja. Após a evolução, o personagem passa a utilizar um arsenal maior de armas e equipamentos, além de poder utilizar a magia negra (Black Magic) até certo nível.

Black Magic são magias de danos, geralmente usando elementos, como Fire/Fogo, Ice/Gelo, Thunder/Trovão, entre outros.

– Black Mage, Kuromadoushi no original (黒魔道士):

Black Mage

São magos que utilizam Black Magic, já explicados anteriormente. Suas magias são extremamente poderosas, podendo atingir um grupo inteiro de inimigos de uma só vez.

Seu porém, no entanto, é a sua baixa defesa. Qualquer ataque mais forte pode acabar com ele.

Um detalhe que vale ressaltar é a aparência do Black Mage, que se tornou presente nas futuras séries da franquia Final Fantasy. Sendo chamado muitas vezes de Wizzard.

Esta Job também possui uma evolução, tornando-se Black Wizzard. Ao evoluir, o personagem passa a poder utilizar todas as Black Magics, antes inacessíveis.

– White Mage, Shiromadoushi no original (白魔道士):

White Mage

São magos que utilizam White Magic, já explicados em Knight.

Na minha opinião, essencial para um time, para cura e suporte. Apesar de sua defesa também não ser muito boa, assim como o Black Mage.

Da mesma forma que o Black Mage, a aparência do White Mage também é presente em outras séries da franquia, sendo muitas vezes chamado de Priest.

A evolução chama-se White Wizzard.

Ao evoluir, pode-se também aprender todas as White Magics, antes inacessíveis.

– Red Mage, Akamadoushi no original (赤魔道士):

Red Mage

É um mago que pode utilizar tanto White Magic, quanto Black Magic, porém somente as de níveis menores, não podendo usar as magias mais poderosas do jogo.

Além disso, pode equipar-se com diversos tipos de armas e armaduras, coisa que o Black e White Mages não podem.

Também é uma Job que aparece em séries futuras.

O Red Mage pode evoluir também, tornando-se um Red Wizzard.

Ao evoluir, o personagem poderá equipar-se com um leque maior de armas, além de poder utilizar magias de níveis um pouco mais poderosas, mas ainda não podendo utilizar as mais fortes do jogo.

OUTROS PERSONAGENS:

– Garland (ガーランド):

Garland

Principal vilão da série, inicialmente um nobre e leal cavaleiro do rei, porém, após ser corrompido pelos quatro demônios, tornou-se cruel, sendo derrotado no início da história, quando é salvo e enviado ao passado pelos quatro demônios.

– Chaos (カオス):

Chaos

Na verdade é Garland, após absorver os poderes dos quatro demônios para poder derrotar os protagonistas. É o último chefe de Final Fantasy I.

Após sua derrota, e a volta dos quatro para o presente, Garland reaparece sem memória do ocorrido, voltando a ser um fiel e bondoso cavaleiro do rei.

– Astos (アストス):

Astos

É o líder dos Dark Elves, ele e seus subordinados invadem o reino de Elfheim, lançando uma maldição sobre o príncipe dos elfos. Além disso, engana os quatro heróis da série, fazendo-os pegar a coroa para ele, porém, ao ser desmascarado, logo é derrotado pelos Warrior of Light.

– Pirata Bikke (海賊ビッケ):

Pirata Bikke

Pirata que domina a cidade de Pravoka, atormentando e usando os moradores como bem entendem.

Porém, ao ver sua tripulação ser derrotada pelos Warrior of Light, se arrepende de suas maldades e cede seu navio para os heróis como prova do tratado de paz.

– Lich (リッチ):

Lich

Um dos quatro demônios que corromperam Garland, apoderou-se do cristal da terra. É um undead com aparência de esqueleto, causava morte de pessoas em Melmond.

– Marilith (マリリス):

Marilith/Kary

É também conhecida como Kary. Também faz parte dos quatro demônios.

Após derrotarem Lich, os quatro Light Warriors vão para Crescent Lake (クレセントレイク) encontrar com o Circle of Sages, grupo de 12 sábios. O líder deles é Lukahn, o mesmo que profetizou que a princesa Sarah seria resgatada. Cada sábio dá uma dica para os Light of Warriors, um deles oferece uma canoa para que os heróis possam ir até o Mount Gulg, onde encontrava-se Marilith, uma grande Lâmia (ラミア) de seis braços.

– Kraken (クラーケン):

Kraken

Outro demônio, possuidor do cristal da água. Encontra-se em Sunken Shrine. É um monstro parecido como um polvo.

– Tiamat (ティアマット):

Tiamat

É a mais poderosa entre os quatro demônios. No passado, 4.000 anos atrás, destruiu sozinha a civilização de Lufenian, apossando-se do cristal do vento. Encontra-se em Chaos Shrine.

– Bahamut (バハムート):

Bahamut

É o rei dos Dragões, encontra-se na ilha de Cardia. Encarrega os quatro heróis a diversas missões opcionais, ao relizá-las, os quatro evoluem, ficando mais poderosos, como já mencionado.

Warrior -> Knight
Monk -> Master
Thief -> Ninja
Black Mage -> Black Wizzard
White Mage -> White Wizzard
Red Mage -> Red Wizzard

Bahamut é um personagem que aparece em quase todas as séries da franquia, geralmente como um summon (explicarei sobre isso em algum tópico futuro! ^_^).

Bom, vou encerrando por aqui! Mais informações no site Final Fantasy Brasil!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: