Publicado por: Dream Hunter Z | 10/05/2012

Chobits

Olá à todos! 🙂 Como vão?

No post de hoje falarei sobre um mangá/anime chamado Chobits (ちょびっツ), do grupo CLAMP (クランプ).

Chobits

A estória é uma seqüência indireta de Angelic Layer (エンジェリックレイヤー), passando-se alguns anos depois deste.

Motosuwa Hideki

Motosuwa Hideki

O protagonista, Motosuwa Hideki (本須和 秀樹), é um jovem que se mudou para Tóquio, vindo do interior, com o objetivo de estudar para os vestibulares. Ele é muito bonzinho e ingênuo.

Logo ao chegar na cidade, encontra uma persocon (Personal Computer)  jogada no lixo. Sendo bondoso, não conseguiu abandoná-la e a levou consigo.

Persocons são uma espécie de computador em forma de humano. São muito eficientes e podem fazer de tudo. Hideki liga a persocon (que tem aparência de uma linda garota) que ele adotou, inesperadamente, ela está totalmente sem memória, não sabendo fazer nada, nem se quer falar. Única coisa que ela fala é “Chii”, por conta disso, Hideki a batizou de Chii (ちぃ).

Hideki passa a ensinar Chii muitas coisas, como uma criança.

No apartamento onde Hideki alugou um quarto, tem uma bela “síndica” chamada Hibiya Chitose (日比谷 千歳), sempre muito gentil, ajudando Hideki e Chii em várias ocasiões.

No cursinho onde o protagonista estuda, ele conheceu Shinbo Hiromu (新保弘), que se tornou um dos seus melhores amigos. Ele possui uma mobile persocon (seria um equivalente ao laptop) chamada Sumomo (すもも), sempre muito alegre e agitada, sempre se assusta e fica com medo das reações escandalosas de Hideki. No decorrer da trama, Shinbo deixa Sumomo com Hideki.

Ambos tem como professora a bela Shimizu Takako (清水多香子). Ela possui péssimas experiências com persocon, já que seu marido se “apaixonou” por uma, chegando ao ponto de se esquecer da existência de Takako. Durante a estória, descobre-se que ela e Shimbo são apaixonados.

Hideki começa a trabalhar em um bar chamado Yorokonde (喜んで), onde conhece a Omura Yumi (大村裕美), uma garota de 17 anos. No anime é filha do dono do bar, no mangá é apenas contratada. Ela também teve péssimas experiências por conta dos persocons. Falarei sobre isso mais para frente. Yumi sempre se mostra alegre na companhia de Hideki (fazendo-o imaginar que ela gosta dele… No entanto, como Hideki, mesmo tendo 19 anos, nunca namorou, não sabe muito como reagir a isso.). No entanto, ela fica triste quando o assunto é persocon.

Quando Hideki começou a trabalhar, Chii quis entender o porque dele querer fazer isso. Seu dono explica que é para ganhar dinheiro. Por conta disso, Chii também passa a querer trabalhar para ganhar dinheiro e ajudar seu

Chii

Chii

dono, já que ela gosta de vê-lo feliz. Então, Hideki decide pedir a um amigo, dono de uma doceria onde o próprio Hideki já trabalhou (no mangá apenas), para contratá-la. Seu nome é Ueda Hiroyasu (植田 弘康), e o nome da padaria é Chiroru (ちろる). Apesar de ter 38 anos, sua aparência é de 20. Foi casado com uma persocon chamada Yumi (ユミ), tornando-se até notícia. Porém, com o tempo, Yumi passou a ficar obsoleta, apresentando problemas de memória e nas funções. Mesmo não tendo mais conserto, ele a manteve ao seu lado, até que um dia, ela salvou a vida de Hiroyasu de um carro, sendo completamente destruída. Desde então, ele ficou traumatizado.

Descobre-se no decorrer da trama que Omura Yumi, que trabalha com Hideki, já trabalhou na padaria de Hiroyasu, e eles se apaixonaram. Mas ela abandonou o Chiroru após descobrir que a falecida esposa de Hiroyasu também se chamava Yumi. Fez isso por medo de ser comparada à uma persocon, sendo estas tão perfeitas, ela achava que jamais poderia ser melhor. Graças à intervenção de Chii e Hideki, os dois tem um final feliz.

Um personagem-chave de Chobits é Kokubunji Minoru (国分寺 稔), um garoto que tem apelido de M na internet, sendo muito entendido em tecnologia e persocons. Conheceu Hideki através de Shinbo. É revelado que ele é irmão caçula de Saito Kaede (斉藤 楓) de Angelic Layer. Eles viviam separados por conta de seus pais divorciados, no entanto, eles se davam muito bem e Minoru gostava muito de sua irmã.

Kaede e Minoru

Kaede e Minoru

Porém, ela faleceu de uma doença. Em flashback é mostrado Suzuhara Misaki (鈴原 みさき), Jounichi Sai (城乃内 最) e Mihara Oujiro (三原 王二郎) tristes no hospital. (todos personagens de Angelic Layer). Por conta disso, Minoru criou uma persocon parecida com sua irmã, implantando traços e personalidade dela. Seu nome é Yuzuki (柚姫), a mais preciosa persocon de Minoru (ele tem várias).

Minoru ajuda Hideki a pesquisar sobre o passado de Chii, já que é evidente que ela não era uma persocon normal. Havia a possibilidade de ela ser uma Chobits, a primeira série de persocons.

Em certa altura da estória, Chii olhava um livro chamado “A cidade sem ninguém” (Dare mo inai Machi/だれもいない町), uma coleção que ela vai acompanhando durante todo mangá (o livro fala sobre sobre um coelhinho rosa chamado Atashi (アタシ), modo feminino de sizer “eu”, que parece contar o passado de Chii antes de ela ser inicializada  por Hideki, lembrem-se que ela despertou sem memória alguma.),  ela foi sequestrada.

Hideki, com a ajuda de Minoru e Shinbo encontra a casa onde se localizava a Chii. Ela havia sido raptada por Kojima Yoshiyuki (小島 良由起), cujo apelido na internet é Dragonfly (ドラゴンフライ). Ele conhecia a Chii por fotos, por conta de Minoru que buscava na internet informações sobre o passado de Chii. Ao vê-la sozinha, decide sequestrá-la para estudá-la.

Durante seu cativeiro, Chii conheceu a mobile persocon de Dragonfly, chamada Kotoko (琴子). Ela é inexpressiva e racional.

Hideki recupera Chii, e como segurança, Kotoko passa a ficar em posse dele também.

Kotoko, Sumomo e Chii

Kotoko, Sumomo e Chii

Mais para o final da estória, descobre-se, através da “síndica” Hibiya, que o criador das persocons é ninguém menos que Mihra Ichiro (三原一郎), conhecido como Icchan (いっちゃん). Ele é o falecido marido de Hibiya, além de ser o idealizador e criador de um brinquedo chamado Angelic Layer. Icchan criou a persocon Freya (フレイヤ), a primeira Chobit, para ser filha dele e de sua esposa, já que ela não podia engravidar.

A família viveu feliz por um tempo, mas, sem entender o porque, Freya começou a ficar melancólica. Hibiya pediu então ao Mihara para que ele construísse uma irmã menor para Freya, assim nasceu Elda (エルダ). Por um tempo, Freya voltou ao normal, estava feliz por ter uma irmãzinha, no entanto, ela era pega, de vez em quando, pensando em algo profundamente.

Certo dia, inesperadamente, Freya tem um colapso e perde a consciência. Foi neste dia que Hibiya percebeu o motivo da tristeza de Freya, ela havia se apaixonado pelo seu pai, Mihara, embora ela saiba que seu pai ama muito sua mãe, e ela não desejava que eles se separassem. A tentativa de suprimir seus sentimentos prejudicou seu funcionamento. Freya passou a sofrer perda de memória.

Aos poucos, Freya foi piorando. Então, Elda decide pegar o coração de Freya para si, para que ela não desapareça completamente, mantendo a memória adormecida dentro de si. Nesse mesmo instante, Elda pede a seus pais que apaguem sua memória e a jogue em algum lugar, desejando que alguém a encontre, na esperança de encontrar “alguém só para ela” (atashi dake no hito/アタシだけのヒト/pessoa só para mim). Elda foi jogada e encontrada por Hideki, que a rebatizou de Chii.

Freya é também chamada de Kuro Chii (黒ちぃ), Chii Negra.

Logo após Hideki descobrir isso, Zima (ジーマ) e Dita (ディタ), dois persocons do governo, que procuravam Chobits, por considerá-lo perigoso, encontram Chii e tentam (principalmente Dita) atacá-la. A situação força Hideki a decidir seus sentimentos por Chii, se ele aceitaria ser a “pessoa só da Chii”…

Chobits é um mangá que reflete sobre os sentimentos humanos. O polêmico amor entre homem e máquina, a perfeição dos robôs em comparação aos humanos, em contrapartida da frieza das máquinas, que podem ter sentimentos programados. E o verdadeiro valor do amor (seja a uma pessoa ou um persocon, no caso), que aceita a pessoa/persocon amada, com suas qualidades e defeitos.

música de abertura do anime chama-se Let Me Be With You, cantada por ROUND TABLE featuring Nino. O primeiro encerramento (episódios 1 à 14) chama-se Raison d’être, o segundo (13 ao 25) chama-se Ningyo Hime (ニンギョヒメ) e p terceiro (26) chama-se Katakoto no Koi (かたことの恋) as três interpretadas por Tanaka Rie (田中理恵).

Mais imagens:

Hibiya Chitose

Hibiya Chitose

Shinbo Hiromu e Sumomo

Shinbo Hiromu e Sumomo

Shimizu Takako

Shimizu Takako

Omura Yumi

Omura Yumi

Ueda Horiyasu e Yumi (persocon)

Ueda Horiyasu e Yumi (persocon)

Kokubunji Minoru e Yuzuki

Kokubunji Minoru e Yuzuki

Atashi (do livro "A Cidade sem Ninguém")

Atashi e Anata (do livro “A Cidade sem Ninguém”)

Kojima Yoshiyuki (Dragonfly)

Kojima Yoshiyuki (Dragonfly)

Mihara Ichiro

Mihara Ichiro

Freya (Kuro Chii) & Elda (Chii)

Freya (Kuro Chii) & Elda (Chii)

Elda & Freya

Elda & Freya

Chii & Hideki

Chii & Hideki

Cosplay: Hideki & Chii

Cosplay: Hideki & Chii

Bom, por hoje é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

* Mais informações:

~> http://ja.wikipedia.org/wiki/%E3%81%A1%E3%82%87%E3%81%B3%E3%81%A3%E3%83%84

~> http://en.wikipedia.org/wiki/Chobits

~> http://pt.wikipedia.org/wiki/Chobits

~> http://mundochobits.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: