Publicado por: Dream Hunter Z | 11/07/2012

Branding

Olá à todos! 🙂 Como estão?

Neste post trago uma matéria que achei interessante sobre branding.  Vou aproveitar ela para escrever sobre o que seria esse termo.

EXAME: Novo Branding. O que é? Ele realmente existe?

Apesar de recente, alguns especialistas já apontam um novo conceito de se relacionar de forma mais focada com um consumidor que busca propósitos e valores

Rio de Janeiro – Branding é uma disciplina de marketing recente, criada há pouco mais de 10 anos e que ainda é aprendida pelas marcas. A velocidade nas mudanças que permeiam as relações com os consumidores, no entanto, faz com que muitos especialistas já falem em um Novo Branding, com estratégias cada vez mais focadas em valores e propósitos. Mas, afinal, esse conceito realmente existe?
(Matéria de Letícia Muniz, do Mundo do Marketing)

~> Leia a matéria completa em: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/novo-branding-o-que-e-ele-realmente-existe?page=1
* Obs.: Atenção! São quatro páginas de matéria!

Bom, antes de tudo, vamos definir: O que é branding?

Claramente está profundamente associada ao marketing. “Brand” significa “marca“, branding pode ser colocado como gestão da marca. A marca abrange o logo, o slogan, a identidade visual e tudo o que a marca representa para os consumidores.

É importante saber diferenciar um detalhe importante. Temos a percepção do que o produto/serviço/empresa  é para os marketeiros/donos da empresa; e temos a percepão do que o mesmo produto/serviço/empresa é para o consumidor/publico/consumidor potencial. A definição de brand encaixa-se na segunda definição.

Portanto, o branding consiste em fazer com que o público tenha a percepção correta da marca. No entanto, não é só isso. É fazer o consumidor potencial entender que aquela marca pode ser a única solução para um determinado problema. É mostrar a sua relevância no setor em que este produto/serviço atua, atraindo assim seu público.

Encontrei um post bem interessante sobre o assunto, escrito por Mônica Sabino: “Mas o que é branding, afinal?“. Esse post explica bem (melhor do que eu) o que seria o branding.

Quanto à matéria da EXAME, sobre o novo branding, eu concordo com a opinião de Ricardo Leite, da Crama Design Estratégico.

“O principal a ser entendido é que esse é um trabalho complexo que tem que ser feito pela empresa. Hoje há outras ferramentas e talvez isso possa ser interpretado como um novo Branding. É importante que tudo esteja orquestrado porque qualquer falha que ocorra dentro desse processo pode afetar a imagem da marca”.

A evolução das ferramentas de comunicação, através da tecnologia, faz com que fatores importantes mudem rapidamente. A forma de percepção das pessoas em relação à comunicação e das marcas das empresas está mais aguçada, e o feedback dos consumidores é quase que instantâneo. Obviamente isso faz com que as empresas tenha que se adaptar a essa evolução.

No entanto, o conceito desse “novo branding” é o mesmo do “velho branding”, por isso, acredito ser desnecessário utilizar tal classificação para separar conceitos (Além de complicar mais para os estudantes de marketing!!!).

Um bom exemplo de mudança causada por esta evolução tecnológica pela qual a comunicação passa constantemente, é o trecho final da matéria, palavras de Fred Gelli da Tátil Design:

“Há 10 anos, quando estava insatisfeito, o máximo que o cliente podia fazer era enviar uma carta para um jornal ou fazer uma reclamação no SAC das empresas.

Hoje, a pessoa coloca a sua reclamação no Facebook e, no dia seguinte, isso já foi visto por milhares de pessoas. É um processo muito rápido, contundente e que produz resultados surpreendentes. Novo Branding é uma revisão na maneira como as marcas encaram as pessoas com as quais se relacionam, que deixam de ser só consumidores para serem steakholders”.

Mais uma vez, as mídias sociais mudando a forma de encarar um conceito.

Bom, por hoje é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

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