Publicado por: Dream Hunter Z | 18/07/2012

Composto de Marketing

Olá pessoas! 🙂 Como vão?

No post de hoje falarei sobre o Composto de Marketing, também chamado de Mix de Marketing.

Geralmente é uma dos primeiros tópicos a se aprender em marketing. Foi criado por Jerome McCarthy, são variáveis que influenciam diretamente a resposta dos consumidores ao mercado.


Eles são mais conhecidos como os 4P’s do Marketing, e são eles:

1. Produto
2. Preço
3. Praça
4. Promoção

Estes compostos possuem a perspectiva da empresa, focalizando em seu produto/serviço. Vamos falar um pouco sobre cada um deles:

1. Produto:

Como o próprio nome diz, é o produto ou serviço que está sendo oferecido ao cliente. Este composto envolve tudo o que estiver relacionado ao produto: a embalagem, funcionalidade, qualidade, cores, tamanho, design, nome da marca, garantia, etc. No caso de serviço, a qualidade do serviço, rapidez, efetividade, etc.

2. Preço:

De forma genérica, é tudo relacionado ao “dindin”. Seu valor do produto/serviço no mercado, descontos, formas e prazos de pagamento, formas de créditos, etc.

3. Praça:

É também chamado de ponto-de-venda. É tudo o que se relaciona aos canais de distribuição (pontos-de vendas, lojas, etc), estoques, armazenagem, transporte, etc.

4. Promoção:

É tudo relacionado à comunicação do seu produto/serviço, é um composto que visa tornar um produto/serviço conhecido pelo seu público-alvo efetivo e/ou potencial. A publicidade, propaganda, promoção de venda, marketing direto, etc.


Robert Lauterbom aproveitou os conceitos dos 4P’s e criou uma outra perspectiva, no entanto, focada no cliente, surgindo os 4 C’s do Marketing. Apesar de ver por um ângulo diferente, a essência continua a mesma.

1. Produto ~> Cliente
2. Preço ~> Custo
3. Praça ~> Conveniência
4. Promoção ~> Comunicação

Explicando cada uma delas:

1. Cliente:

O composto “Produto” virou “Cliente”. Agradar ao cliente é o essencial para mantê-lo fidelizado à sua marca, isso é fato. Este composto envolve tudo o que está ligado à satisfação e fidelização do cliente, portanto, seu produto/serviço.

2. Custo:

O que é preço para a empresa, é um custo para o cliente, repetindo, é a mesma coisa  vista por uma perspectiva diferente. Este composto agrega tudo o que é custo para o cliente na hora da compra de seu produto/serviço.

3. Conveniência:

Os pontos-de-venda são, para o cliente, conveniência. Ter um bom canal de distribuição convém ao cliente, pois ele pode encontrar seu produto ou serviço mais facilmente. Os demais fatores que o composto “praça” dos 4P’s agregam, também fazem parte, mesmo que indiretamente, desta conveniência.

4. Comunicação:

Este também é fácil de associar. Para o cliente, as propagandas, e tudo mais que estava no composto “Promoção” de McCarthy, é a comunicação, é o meio que ele tem para ter conhecimento sobre seu produto ou serviço.


Além dos 4P’s e 4C’s, temos também os 4A’s do Marketing, conceito criado por Raimar Richers. Esta versão dos compostos de marketing possuem uma perspectiva mais complexa, já que ele faz um interação com outras áreas da empresa. Os 4 A’s são:

1. Análise
2. Adaptação
3. Ativação
4. Avaliação

Explicando cada um deles:

1. Análise:

É uma análise do mercado, processando informações importantes deste, identificando oportunidades, ameaças, mudanças e tendências  deste. A ferramenta para realizar o que exige este composto é a pesquisa de mercado. Saber avaliar qual forma de pesquisa é a mais adequada para a situação da empresa, faz parte deste composto.

2. Adaptação:

Obtendo os resultados do composto acima, o produto/serviço para pelo segundo composto, que é a adaptação. A empresa deve ajustar seu produto/serviço às necessidades vigentes de seu público consumidor, adequando-se às mudanças de hábitos e desejos, que mudam ao decorrer do tempo, deste.

3.  Ativação:

Com os dois compostos anteriores bem estruturados, passamos para o terceiro composto, que se resume à adequação e, se necessário, reestruturação da comunicação do produto, sempre tendo como base os resultados da análise e da adaptação. A logística também está inclusa neste composto.

4. Avaliação:

É o controle do profissional de marketing sobre seus esforços. Reflete a necessidade deste em estar sempre otimizando a relação custo-benefício das atividades sobre seu controle. É aqui que os resultados são mensurados e descobre-se se a estratégia de marketing traçada através dos três compostos anteriores deu resultado ou não. É aqui, também, que se aprende o que (ou se) e onde errou; além de ter de decidir o que mudar para melhorar.


Este último composto é o mais “chatinho” de explicar, mas é o mais completo. No entanto, Gosto também do bom e velho 4P’s, que funciona muito bem, se for bem planejado.

E aí? O que acharam desta sopa de letrinhas de marketing?

Usei como base para este post, o seguinte artigo: “Composto ou Mix de Marketing – Os 4P’s, C’s e A’s“, escrito por Carlos Eduardo. Além de meus próprios conhecimentos, adquiridos durante meu curso de Publicidade & Propaganda com ênfase em Marketing.

Por hora, vou parando por aqui.

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!


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