Publicado por: Dream Hunter Z | 24/12/2012

Making of: PROFECIA – Feliz Natal & Próspero 2013

E aí pessoal? Tudo bem?

No post de hoje falarei sobre como fiz o meu vídeo-cartão de Natal/Ano Novo deste ano.

PROFECIA - Natal 2012

PROFECIA – Natal 2012

Foram 4 meses de produção, desde a elaboração do enredo até a finalização da edição e criação do vídeo.

E são cerca de 1.070 frames para a versão normal (sem contar com as cenas retiradas de outras produções), e aproximadamente 1.085 frames para as versões especiais.

Enredo:

Um dos assuntos mais comentados e discutidos esse ano foi a Profecia Maia e o fim do Calendário Maia, que dizia que no dia 21 de dezembro de 2012 o mundo acabaria.

Pesquisei sobre o assunto e descobri que, na verdade, eles nunca disseram que seria o fim do mundo! Eles apenas alertaram que se os humanos não mudassem sua atitude em relação ao próximo e à Natureza, o mundo passaria por alterações drásticas. O que, se observarmos bem, realmente aconteceu. A quantidade de desastres causados pela Mãe Natureza este ano f0i bem acima da média.

Enfim, decidi usar esse tema de fim de mundo para criar o enredo deste vídeo cartão. Utilizei o conceito das atitudes negativas do ser humano causarem o “fim do mundo” e estendi para os sentimentos negativos também.

Mas aí veio o problema! Como eliminar isso? Então pensei, por que não magos usando seus poderes para concentrar tudo o que é ruim num ponto? Facilitaria para “eliminar” tudo isso, certo? Lembrei-me de magia pois estou acompanhando o seriado Kamen Rider Wizard (仮面ライダーウィザード), cujo protagonista é um mago.

Kamen Rider Wizard

Copyright © TOEI. All rights reserved: Kamen Rider Wizard

Certo, já tinha definido como acumular a energia, o problema agora seria aonde? A ideia veio meio que “do nada”, mas achei legal acumular essas energias ruins em Phoênix XII! Ele se sacrificaria pela humanidade (qualquer referência ou semelhança ao Jesus Cristo é mera coincidência! ^.^ De verdade! Percebi isso agora, que estou escrevendo este post! xD).

Então, tinha finalizado o roteiro com Phoênix explodindo com todas as coisas ruins da Terra, salvando-a do fim do mundo.

Durante a produção acrescentei a ideia da Genki Dama de Goku, explicarei isso mais para frente.

Personagens:

Tigre Azul

Copyright © DREAM HUNTERS. All rights reserved: Tigre Azul

Os personagens de minha autoria são reutilizações de trabalhos anteriores. O Papai Noel é o mesmo do ano passado, já a Phoenix XII (filhote e adulto) foi recolorido, baseando-se na Fênix 2011 (veja o Making of: Recomeço – Natal 2011). Ambos feitos em Corel Draw. Para fazê-los voar, usei a mesma técnica também.

O Tigre Azul e a Rosa também são personagens de um trabalho anterior. Ambos, assim como o cenário, foram criações minhas no Corel Draw também. Infelizmente o vídeo não está mais disponível, devido à reclamação de direitos autorais de uma das músicas utilizadas no mesmo.

Tigre Azul & Rosa

Tigre Azul & Rosa

Quanto aos personagens de outros autores, eu os escolhi meio que aleatoriamente, visando o tema magia. O primeiro mago que me veio à cabeça foi o Harry Potter, não tem como contestar o sucesso do jovem bruxo de J. K. Rowling.

Além dele, pensei na Disney! Mago Merlin, as fadas madrinhas e outras feiticeiras dos filmes clássicos da Disney! No entanto tive dificuldades de encontrar cenas do jeito que eu queria. Aí me lembrei do Mickey como mago! Encontrei o episódio e consegui uma cena legal.

Pensei em colocar personagens de animes também! Como li recentemente o mangá de Akamatsu Ken (赤松健) chamado Mahou Sensei Negima! (魔法 先生 ネギま!), utilizei o protagonista deste, o professor mirim chamado Negi Springfield (ネギ・スプリングフィールド).

Falando em magia, não tem como não se lembrar dos jogos da série Final Fantasy (ファイナルファンタジー), certo? Queria colocar a Rinoa Heartilly (リノア・ハーティリー) de Final Fantasy VIII (ファイナルファンタジーVIII), pois sou fã dela! Mas, para o contexto, achei mais adequado a Yuna (ユウナ) de Final Fantasy X (ファイナルファンタジーX).

Por fim, me veio a ideia de colocar super-heróis que utilizam magia. Queria usar a Feiticeira Escarlate da Marvel Comics, mas não encontrei nenhuma cena dela. Utilizei Zatanna e Ravena da DC Comics. No entanto, como devem ter percebido, gosto das séries Tokusatsu (特撮) do Japão. Então, não pude deixar de acrescentar os personagens das franquias Super Sentai Series (スーパー戦隊シリーズ)Kamen Rider (仮面ライダー) nesta reunião de personagens: Mahou Sentai Magiranger (魔法戦隊マジレンジャー) e Kamen Rider Wizard (仮面ライダーウィザード).

Inicialmente usaria somente esses personagens citados anteriormente. Mas me lembrei do ilustre Son Goku (孫悟空), do mangá/anime que faz sucesso até hoje, não só no Brasil, mas no Japão e no mundo, chamado Dragon Ball (ドラゴンボール).

Este personagem possui uma técnica chamada Genki Dama (元気玉), “genki” significa algo como “estar bem”, nesse caso, talvez, possa ser traduzido como energia boa; e “dama” significa bola. Goku levanta os braços e acumula a energia da Natureza e da Terra, formando uma bola de energia positiva. Se as pessoas levantarem suas mãos, elas também enviam energia positiva, aumentando o poder da técnica.

Antes de iniciar a Genki Dama, Goku fala: “Subette no minna, ora ni genki wo waketekure!” (すべての皆、オラに元気を分けてくれ!). Significa algo como “Todos vocês, emprestem-me suas energias!”.

Utilizei esse conceito para transformar a energia negativa acumulada em energia positiva (bons sentimentos). As cenas das pessoas levantando as mãos eu peguei desses sites:

~> http://cartoondragon.blogspot.com.br/2012/08/guerreiros_11.html

~> http://imnotsofunny.tumblr.com/post/9862784759/eu-gosto-disso-7-1-eu-ajudei-na-genkidama

E do episódio final de Dragon Ball GT (ドラゴンボールGT).

Cenários:

O cenário inicial, da montanha onde se encontra o Papai Noel, foi retirada deste site, e editada por mim no Photoshop.

A fênix que aparece quando XII vira adulto, e o fogo que aparece neste instante peguei destes sites respectivamente: fênix & fogo.

Quanto às paisagens dos vários pontos do mundo temos:

~> Cristo Redentor (Rio de Janeiro – Brasil)

~> Big Ben – Londres – Inglaterra

~> Estátua da Liberdade – Nova Iorque – Estados Unidos

~> Tokyo Tower – Tóquio – Japão

~> Taj Mahal – Agra – Índia

~> Opera House – Sydney – Austrália

~> Estação da Luz – São Paulo – Brasil

Para fazer as palavras “subirem”, a cada frame eu dava 15 toques para cima, até todas as palavras aparecerem por inteiro.

Já o cenário do espaço, por onde XII voou, fiz inteiramente no Photoshop, com o efeito de “Lens Flare” e “Wind“.

No final dos créditos e nas versões especiais, Papai Noel aparece numa casa, é a mesma utilizada no ano passado, com quadros com imagens dos vídeo cartões de Natal dos anos anteriores.

Músicas & Sonoplastia:

Grande parte da trilha sonora é do game Chrono Trigger (クロノ・トリガー), composições de Mitsuda Yasunori (光田 康典).

Além dele, a música de abertura de todos os meus vídeos é Yume no Tsubasa (ユメノツバサ), da cantora Makino Yui (牧野由依).

No momento da Genki Dama de Goku, não poderia ser outra música senão a minha favorita dentre as três séries de Goku, Dragon Ball GT, chamada DAN DAN Kokoro Hikareteku (DAN DAN 心魅かれてく), cantado pela banda the FIELD OF VIEW, e composta por Izumi Sakai (坂井泉水), da banda ZARD.

Para finalizar, escolhi Tenkuukai no Yasuragi (天空界のやすらぎ), da cantora, dubladora, modelo e atriz Kikuchi Mika (菊地 美香).

Teaser:

No teaser, as imagens que usei para fazer as silhuetas dos teasers foram feitas no Corel (no caso do Papai Noel e da Phoenix XII), e no Photoshop (no caso do Goku).

O Goku, eu utilizei a vetorização do ~Accelerator16: http://accelerator16.deviantart.com/art/Son-Goku-Color-286055560

Cabeçalho do Blog:

Cabeçalho Nata/Ano Novo

Para os posts relacionados à Natal deste ano, criei um cabeçalho especial. Na verdade alterei o fundo do cabeçalho usual, colocando o ovo da Phoênix de 2013!

O Vídeo:

Para quem não viu ainda:

~> Versão normal:

Existem versões especiais, com uma cena extra no final! Mas estas são direcionados à pessoas específicas… ^.^

Finalizando:

Papai Noel

Copyright © DREAM HUNTERS. All rights reserved: Papai Noel

Meu desejo, ao criar este vídeo, é que as pessoas recebam, esses sentimentos bons que o mundo tanto precisa ultimamente. Que elas se tornem mais solidárias, mais harmoniosas. Desejo que elas tenham a esperança de construir um mundo melhor. Não era minha intenção e nem pretendo que esse vídeo mude o mundo! Mas gostaria que esse sentimento de fazer um mundo melhor alcance, pelo menos, as pessoas que me são importantes, que estão em minha vida. Assim, quem sabe, o mundo dessas pessoas se tornem um pouquinho melhor.

Bom, por hoje é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: