Publicado por: Dream Hunter Z | 26/06/2013

Saint Seiya – Cronologia

Olá pessoal! Como vão?

Andei vendo muitas pessoas confusas em relação à cronologia do mangá/anime chamado Saint Seiya (聖闘士星矢) do mangáka Kurumada Masami (車田 正美), publicados pela Shuueisha (集英社), produzido pela TOEI e dirigido por Morishita Kouzou (森下孝三) e Kazuhito Kikuchi (菊池一仁).

Cronologia - Saint Seiya

Cronologia – Saint Seiya

* obs.: A montagem é minha, com a vetorização de outras pessoas: Pharaon (Seiya God Cloth) e Arles (Saori). Já Tenma, Kouga e Seiya (Sagittarius) são de publicações oficiais.


UPDATE: Atualizado em 05.04.2016 | 19.05.2016


Na página wikia de Saint Seiya, temos várias linhas cronológicas consideradas pela Toei, Shueisha e outros. Todas oficiais! Vejam: http://pt.saintseiya.wikia.com/wiki/C%C3%A2none_de_Saint_Seiya

Porém, gostaria de dar a minha opinião sobre isso, e colocar a linha cronológica que eu gosto de considerar. Deixo claro que é minha opinião, e não é oficial.

Cronologia:

1. Hipermito (Chou-Shinwa/超神話):

Saint Seiya Chou-Shinwa

Saint Seiya – Chou-Shinwa

* obs.: Montagem feita por mim com a vetorização de outras pessoas: Trident (Atena), Marco Albiero (Zeus) e FaGian (Ares). Hades e Poseidon são do mesmo artista, mas não consegui encontrar seu nome.

Conta um pouco sobre a Era Mitológica de Saint Seiya. Fala das Guerras Santas e o desenvolvimento dos Saints através das eras, bem como a origem de muitos conceitos da trama.

Quem quiser ler: http://www.cavzodiaco.com.br/hipermito

2. Saint Seiya THE LOST CANVAS Meiou Shinwa (聖闘士星矢 THE LOST CANVAS 冥王神話):

Saint Seiya THE LOST CANVAS

Saint Seiya THE LOST CANVAS

Saint Seiya THE LOST CANVAS

Saint Seiya THE LOST CANVAS

* obs.: Montagem feita por mim com a vetorização de outras pessoas:  Tomas Jefferson (Sasha, Shion, Hasgard, Manigold, Asmita, Dohko, Sífos, Albáfica, Yato, Yuzuriha, Bleriot, Whale Saint, Cerberus Saint, Sagitta Saint, Canis Major Saint, Alone, Pandora, Markino, Gigant, Cube, Kagaho, Byaku, Cheshire, Fedor, Edward, Violate e Spectre 1, ), RaitoRaymond (Regulus e Aspros), Alejandro (Kardia, El Cid, Degel, Hakurei, Bootes Saint, Dolphin Saint, Indus Saint, Raimi, Icelos, Morpheus, Phantasos, Oneiros),  Cerberus Rack (Rhadamanthys, Aiacos, Minos e Veronica), Trident (Gordon e Charon),  SRW13 (Tokusa),  Arles (Sage) e  Marco Albiero (Phobetor). Thanatos e Hypnos são de publicação oficial do anime.

Obra de Teshirogi Shiori (手代木史織), publicado pela Akita Shoten (秋田書店), lançada em OVA’s pela TMS Entertainment, dirigido por Nabeshima Osamu (鍋島修). Conta a batalha entre Atena e Hades no século XVIII, seria o passado de Shion e Dohko, antes de viverem mais de dois séculos de vida, para a geração do século XIX. Também menciona a Guerra Santa anterior, vivida por Krest, Hakurei e Sage.

Aqui temos:

  • Saint Seiya THE LOST CANVAS Yuzuhira Gaiden Chizumi no Mon (聖闘士星矢 THE LOST CANVAS ユズリハ外伝 血墨の紋)
  • Saint Seiya THE LOST CANVAS Anecdotes (聖闘士星矢 THE LOST CANVAS 外伝)
  • Saint Seiya THE LOST CANVAS Meiou Shinwa

3. Saint Seiya EPISODE G (聖闘士星矢EPISODE.G):

Saint Seiya EPISODE G

Saint Seiya EPISODE G

Obra de Okada Megumu (岡田芽武), lançada pela Akita Shoten. Conta a guerra entre os Gold Saints do Século XIX contra os Titans, mostrando melhor a verdadeira força deles apresentados na era clássica. Temos como protagonista Aiolia de Leão.

* Há uma continuação deste mangá, chamado “Saint Seiya EPISODE G Assassin“,  porém, por não estar acompanhando, desconheço sua localização cronológica. Pelo pouco que li, é uma bagunça de presente, passado e futuro.

4. Mangá/Anime clássico – Saint Seiya (聖闘士星矢)+Gigantomanquia (聖闘士星矢 GIGANTOMACHIA)+Saint Seiya – Saintia Shou (聖闘士星矢・セインティア翔)+Saint Seiya -soul of gold (聖闘士星矢 黄金魂 ‐soul of gold‐)

Saint Seiya

Saint Seiya

Saint Seiya Classic

Saint Seiya Classic

* obs.: Montagem feita por mim com a vetorização de outras pessoas:  Trident (Atena, Shiryu, Shun, Hyoga e Ikki) e Marco Albiero (Seiya).

Saint Seiya GIGANTOMANCHIA

Saint Seiya GIGANTOMANCHIA

* obs.: Montagem feita por mim com a vetorização de outras pessoas:  Trident (Saori, Shiryu, Shun, Hyoga e Ikki), Marco Albiero (Seiya, Nikol, Typhon, Thaos, Agrios, Pallas, Orthos, Encelados, Chimera, Ladon e Equidina), Cerberus Rack (Yuuri) e SRW13 (Mei).

É a era do século XIX, onde conhecemos os protagonistas da trama, Seiya, Shiryu, Shun, Hyoga e Ikki.

Aqui temos sagas e filmes:

  • Guerra Galática
  • Saga dos Cavaleiros Negros
  • Saga filler (Ghost Saints/Hiseiki no Saint/Sonota no Saint)
  • Primeiros Capítulos de Saintia Shou (obra de Kuori Chimaki (久織ちまき), publicada pela Akita Shoten)
  • Saga do Santuário (contra os Cavaleiros de Prata)
  • Saint Seiya Jashin Eris (聖闘士星矢 邪神エリス) (da TOEI, direção de Morishita Kouzou (森下孝三))
  • Saint Seiya Kamigami no Atsuki Tatakai (聖闘士星矢 神々の熱き戦い) (da TOEI, direção de Morishita Kouzou)
  • Saga do Santuário (12 Casas)
  • Saint Seiya – Saintia Shou (聖闘士星矢・セインティア翔)(obra de Kuori Chimaki, publicada pela Akita Shoten)
  • Blue Warriors/Saga de Asgard
  • Saga de Poseidon
  • Saint Seiya Shinku no Shounen Densetsu (聖闘士星矢 真紅の少年伝説) (da TOEI, dirigido por Yamauchi Shigeyasu (山内重保))
  • Saint Seiya Saishuu Seisen no Senshi-tachi (聖闘士星矢 最終聖戦の戦士たち) (da TOEI, dirigido por Yoshikawa Yasuhiro (吉川泰弘))
  • Gigantomanquia (obra de Hamazaki Tatsuya (浜崎達也))
  • Saga de Hades (produzido pela TOEI, dirigido por Yamauchi Shigeyasu e Katsumata Tomoharu (勝間田具治)) (Capítulos do Santuário e Inferno)
  • Saint Seiya -soul of gold- (produzido pela TOEI, dirigido por Furuta Joji (古田丈司))
  • Saga de Hades (Capítulo dos Elíseos)
  • Saint Seiya Tenkaihen Joshou~Overture~ (聖闘士星矢: 天界編 序奏 〜オーバーチャー〜) (excluído posteriormente, pela insatisfação de Kurumada, que usa elementos do filme para criar a continuação oficial.) (da TOEI, dirigido por Yamauchi Shigeyasu).

5. Saint Seiya NEXT DIMENSION Meiou Shinwa (聖闘士星矢 NEXT DIMENSION 冥王神話)

Saint Seiya NEXT DIMENSION

Saint Seiya NEXT DIMENSION

Saint Seiya NEXT DIMENSION

Saint Seiya NEXT DIMENSION

* obs.: Montagem feita por mim com a vetorização de outras pessoas:  Liruohai (Shion), IkkiSpartan (Ox e Shiryu), Maniaxoi (Cain), Shady (Deathtoll e Kaiser), Pharaon (Shijima), Trident (Dohko, Hyoga, Shun, Ikki e Marin), Gemini Saga (Izo e Cardinale), Marco Albiero (Tenma, Artemis, Thoma, Callisto e Rasku) e The Ponk (Shaina). Ox, Cain e Shijima eram originalmente Aldebaran, Abel e Shaka, respectivamente, e foram editados por mim. A cor da armadura de Shaina também é edição minha. Seiya na cadeira de rodas é de uma publicação do filme Tenkaihen Joshou. E a Saori, não sei quem é o artista, mas encontrei neste blog.

É a continuação direta do mangá/anime clássico, escrita pelo próprio Kurumada, lançada pela Akita Shoten. Porém, Saori, Shun e os demais protagonistas (com exceção de Seiya, que está inválido) vão para o passado, mudar a história para salvar Seiya.

Aqui começa a confusão. O passado visto por Shun e os demais é bem diferente do mostrado em THE LOST CANVAS, fazendo muito desconsiderar este. Mas se pensarmos bem, é óbvio que é diferente!

Vamos começar pelo título do mangá: NEXT DIMENSION (Próxima Dimensão). Ou seja, o passado mostrado neste mangá é alterado, é uma dimensão diferente do que Dohko e Shion, que conhecemos , viveram.

Por que isso acontece? Simples! Ao intervir no passado, criamos uma linha alternativa de tempo. A começar por Atena não ter nascido ainda (obra de Chronos), eliminando a existência de Sasha. Quem assume o papel de Atena é a própria Saori, transformada em bebê. (Mais tarde é revelado pela própria Saori, que a Atena desta era virá, mesmo que atrasada).

Eliminando (ou atrasando) Sasha, mudamos Tenma e Alone e, por alguma razão, essa interferência mudou todos os cavaleiros de ouro. Se repararmos, até os espectros mudaram de nome.

Muito complicado? Bom, para quem assistiu Dragon Ball Z (ドラゴンボールZ) de Toriyama Akira (鳥山明), é algo similar o que acontece com o Trunks! Ele viveu um futuro catastrófico, onde Goku morre por uma doença cardíaca e os demais foram assassinados pelos Androides. Trunks voltou no passado e alterou tudo, criando uma linha temporal alternativa, onde tudo acaba bem. (Porém, ao voltar ao seu tempo, Goku e os demais não voltaram a vida, seu futuro continua do mesmo jeito, por ser uma dimensão paralela).

Acredito que é exatamente isso o que acontece em NEXT DIMENSION (mas, só saberemos quando a obra for concluída.).


Update (05.04.2016): Eu pensando com meus botões sobre Saint Seiya, e me ocorreu outra “evidência” de que o passado mostrado em NEXT DIMENSION é uma realidade alternativa, alterada graças à intervenção temporal de Chronos.

Vamos à THE LOST CANVAS. Um dos principais inimigos, além de Hades, é o Youma de Mefistófeles (天魁星メフィストフェレスの杳馬), cuja identidade real é outro deus do tempo, chamado Kairos (カイロス), irmão de Chronos, que foi banido pelos deuses e apagado da história e da memória de todos.

O maior objetivo de Kairos era destruir Shion de Áries, pois ele seria responsável por um futuro que o deus do tempo gostaria de evitar: Seiya inválido na cadeira de rodas. Outra característica deste deus esquecido é o ódio e a inveja que ele carrega contra seu irmão, Chronos.

Agora, voltemos ao começo de NEXT DIMENSION, o que temos? Seiya inválido e Chronos. O futuro que Mefistófeles queria evitar. Atena pedir ajuda a Chronos, o fez interferir na linha temporal, enviando Atena e seus Cavaleiros de Bronze ao “passado” (alterado). Mexer no DNA de Saori, transformando-a em bebê, talvez não seja apenas uma travessura de Chronos.

Além disso, acho muito estranho as lutas que estão ocorrendo no Santuário. São muito semelhantes às lutas que vimos na era Clássica (vejo muitos fãs reclamando de estarem decepcionados com a falta de criatividade de Kurumada, mas tenho a impressão de que essa “repetição” é proposital).

E, para terminar, recentemente, Shun notou que o sol não está se movendo, ou seja, é como se o tempo estivesse parado. Há quem imagine que seja obra do Cavaleiro de Ouro de Ofiúco, mas, em minha opinião, é Chronos, ou quem sabe, Kairos. Talvez, estes sejam um dos vilões do mangá.

UPDATE (19.05.2016): Recentemente, li o Gaiden do Shion de THE LOST CANVAS. O objetivo de Kairos é bagunçar e acabar com os deuses, usando Tenma (o matador de deuses), como vingança a Chronos e outros deuses. E ele menciona novamente que deseja evitar o nascimento do Pégaso (Seiya), visando que seu filho Tenma seja o único a portar a armadura Divina de Pégaso.

No entanto, a fala mais importante deste deus, ao meu ver, é essa: “São elos de mundos paralelos que são invisíveis a vocês, humanos.”. Essa fala, pode tanto reforçar minha especulação, quanto anulá-la.

Esta fala confirma que Kairos sabe sobre outras dimensões (NEXT DIMENSION, talvez). Todavia, no final do Gaiden, confirmamos que o futuro de Shion de THE LOST CANVAS é o mesmo do clássico, já que mostra ele com a Sápuris de Áries, no Mundo de Hades, falando com seus antigos companheiros (não só os dourados, mas todos, incluindo Yato, Yuzuriha e outros), partindo ao lado de Saga, Shura, Camus, Deathmask e Aphrodite para o Santuário.

Já foi visto que, quando há interferência temporal, ocorre mudanças drásticas na história (vide NEXT DIMENSION). Como THE LOST CANVAS mostrou um futuro de Shion que remete ao clássico (sem contar Mu, e os cinco de Bronze do clássico, no final da história principal de THE LOST CANVAS), tudo indica que são o mesmo Universo. (Talvez a dimensão alterada por Kairos, mas que não se sucedeu como ele planejou). Sendo assim, a dimensão paralela ao passado do clássico é o NEXT DIMENSION.

Por outro lado, a mesma fala de Kairos pode ser interpretada como que o futuro que ele quer evitar (Seiya na cadeira de rodas) é o mesmo de um mundo paralelo (mangá clássico), mas ele falhou. Nesse caso, é  THE LOST CANVAS que seria a dimensão paralela.

Pessoalmente, eu preferiria que NEXT DIMENSION fosse o passado alterado pela interferência de Atena, Shun e os demais, e THE LOST CANVAS o passado de fato.

Quero deixar claro que isso é apenas especulação minha, posso estar viajando na maionese, porém, estes pontos existem, e podem ser ligados.


6. Saint Seiya Omega (聖闘士星矢Ω):

Saint Seiya Omega

Saint Seiya Omega

Saint Seiya Omega

Saint Seiya Omega

* obs.: Montagem feita por mim com a vetorização de outras pessoas: Marco Albiero (Seiya, Shiryu e Shun), ~PieroGutVas13 (Hyoga), ~Angelus46858 (Ikki), Emi (Eden), Dohko & Shion (Saori). A colorização do Hyoga foi feita por mim. Já Haruto, Ryuho, Kouga, Souma e Yuna são publicações oficiais do anime.

Anime produzido pela produzida pela TOEI e dirigida por Hatano Morio (畑野森生).

É a geração do século XXI dos cavaleiros de Atena, embora os saints da geração anterior ainda estejam na ativa e Atena continua sendo Saori.

Acredito que haverão muitas incoerências nesta série, em relação a NEXT DIMENSION, já que estão sendo produzidas paralelamente. Principalmente em relação a Shaina, Shiryu, Shoryu e Ryuho. O fato de eles não utilizarem a Marin, talvez seja para minimizar as incoerências…

Bom, é isso! Deixei minha opinião em relação à cronologia das séries da franquia Saint Seiya!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!


POSTS RELACIONADOS:

~>  Saint Seiya (聖闘士星矢)
~> 88 constelações & Sonota no Saints (その他の聖闘士)
~> Saint Seiya – Novo conceito: Saintia (セインティア)
~> Saint Seiya – Ankoku Saints/Cavaleiros Negros
~> Saint Seiya – Bronze Saints/Cavaleiros de Bronze [PARTE 1]
~> Saint Seiya – Bronze Saints/Cavaleiros de Bronze [PARTE 2]
~> Saint Seiya – Bronze Saints/Cavaleiros de Bronze [PARTE 3]
~> Saint Seiya – Ghost Saints/Cavaleiros Fantasmas
~> Saints Seiya – Gold Saints/Cavaleiros de Ouro [PARTE 1]
~> Saints Seiya – Gold Saints/Cavaleiros de Ouro [PARTE 2]
~> Saint Seiya – Hiseiki no Saints/Cavaleiros Irregulares
~> Saint Seiya – Mariners
~> Saint Seiya – Silver Saints/Cavaleiros de Prata [PARTE 1]
~> Saint Seiya – Silver Saints/Cavaleiros de Prata [PARTE 2]
~> Saint Seiya – Steel Saints/Cavaleiros de Aço
~> SUPER MUSICAL “Saint Seiya” (スーパーミュージカル「聖闘士星矢」)

Anúncios

Responses

  1. Muito bom Dream Hunter! A sua explicação sobre a alteração do passado que vemos em Next Dimension, em relação à de Lost Canvas é excelente! Claro, eu havia me esquecido do espaço-tempo! Sua analogia com Trunks do DBZ foi perfeita! Sim, se Shun e os outros voltaram ao passado para salvar Seiya, eles alteraram os acontecimentos da história. Exatamente como fez Trunks ao voltar ao passado(que neste caso é a era que acompanhamos desde o início) para alertar Goku e os outros sobre os androides… Enfim, parabéns pela postagem! Bastante esclarecedor!..
    VALEU!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Henrique! Como vai?
      Primeiramente, obrigado pela visita e pelo comentário! 🙂
      Fico feliz que tenha gostado da minha explicação! Gostaria muito que o autor, Kurumada, fizesse essa ligação entre as séries! Mas infelizmente, Lost Canvas, assim como Episódio G, Gigantomanquia, Saintia Shou e Omega, são considerados oficialmente Spin-Offs! Ou seja, são “mundos paralelos”, que nada tem a ver com a série clássica e NEXT DIMENSION…
      Mas, acho que não faz mal eu enxergar o universo Saint Seiya da forma que eu quiser, certo? E fico feliz que alguém tenha curtido a minha forma de enxergá-lo! Muito obrigado!
      Abraço!

      Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: