Publicado por: Dream Hunter Z | 10/07/2013

SEICHO-NO-IE: A importância de reconhecer e elogiar

Olá pessoas! 🙂 Como estão?

Neste post quero transcrever mais um trecho de um livro da  SEICHO-NO-IE.

Com reconhecimento e elogio, manifesta-se a capacidade de filho de Deus.

“Aparentemente, todos têm qualidades e defeitos, mas o Eu verdadeiro possui somente qualidades. Defeitos são ‘pontos escuros’ onde as qualidades estão ocultas. Reconheçamos as qualidades dos outros e expressemos admiração por meio de palavras e atitudes. Assim, o brilho dessas qualidades eliminará os defeitos, e surgirão as qualidades ocultas.”
(Mugen no Kanousei ga Aru/Ilimitadas são as possibilidades – Seicho Taniguchi)

Elogiar alguém com sinceridade é algo que sempre devemos fazer, independente para quem seja destinado este. Quando elogiamos alguém, exaltamos determinadas qualidades que, muitas vezes, a própria pessoa não sabe que tem. Além disso, pelo poder da palavra, a qualidade elogiada poderá se desenvolver mais. Sem contar que a pessoa ficará feliz e, mantendo a mente alegre, atrairá boas energias.

Evitar reparar em defeitos é o melhor a fazer. Isso pois ocorre a mesma coisa de quando se elogia, porém, de forma negativa. Assim, exaltamos os defeitos da pessoa em questão, deixamos ela triste e muita energia negativa surgirá, prejudicando-os em vários sentidos.

Alguns podem pensar: Mas o que eu ganho exaltando a qualidade de outras pessoas?

Bem, ao meu ver, isso se chama fazer boa ação. Algo que todos deveriam colocar em prática no dia a dia. Mas se quiserem mais motivos, então lembrem-se das palavras de Cristo: “Dai e ser-vos-á dado“. Ao elogiar alguém estará fazendo o bem ao próximo, então, pela lei descrita por Cristo, o bem dado será mandado de volta a você, e multiplicados, diga-se de passagem.

No entanto, elogiar com essa intenção só irá causar frustração para si mesmo e chatear a pessoa elogiada. Portanto, o elogio deve ser sincero.

Pode haver, também, quem diga: Ah! Mas Fulano não possui nenhuma qualidade para ser elogiada!

Para mim, isso não pode ser verdade. Todo mundo possui qualidades, é só saber enxergar. Às vezes é uma qualidade extremamente simples, que poucos valorizam, mas ainda assim é uma qualidade magnífica. Um exemplo, poderia ser um belo sorriso, ou um olhar sincero, ou quem sabe a honestidade ou inocência… Aliás, saber enxergar sempre os pontos positivos em todas as pessoas, coisas e acontecimentos, é uma virtude maravilhosa que poucos possuem, mas que pode ser treinada.

Com este post, gostaria de fazer com que as pessoas pensassem um pouco sobre esta questão. Infelizmente, tendemos a reparar sempre no que não é bom, nos defeitos, nas falhas e no que nos incomoda… E nem notamos ou damos muita atenção às qualidades e acertos. Precisamos aprender a enxergar as coisas por uma perspectiva mais positiva e otimista.

Uma mesma coisa pode ser boa ou ruim, dependendo do ângulo de que esta é observada.

Bom, vou parando por aqui.

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!


POSTS RELACIONADOS:

~> E o que mais?
~> Terapia do Elogio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: