Publicado por: Dreamer | 27/02/2015

Mata Au Hi Made/Até o Dia que nos Reencontrarmos

Olá a todos! 🙂 Como estão?

Hoje posto a tradução da músicaMata Au Hi Made” (また逢う日まで) do cantor Ozaki Kiyohiko (尾崎紀世彦).

Capa do Single -

Capa do Single – “Mata Au Hi Made” – Foto retirada deste site.

また逢う日まで
歌手:尾崎紀世彦
作詞:阿久悠
作曲:筒美京平

また逢う日まで逢える時まで
Mata au hi made aeru toki made
別れのそのわけは話したくない
Wakare no sono wake wa hanashitakunai
なぜかさみしいだけ
Naze ka samishii dake
なぜかむなしいだけ
Naze ka munashii dake
たがいに傷つきすべてをなくすから
Tagai ni kizutsuki subete wo nakusu kara

ふたりでドアをしめて
Futari de doa wo shimete
ふたりで名前消して
Futari de namae keshite
その時心は何かを話すだろう
Sono toki kokoro wa nani ka wo hanasu darou

また逢う日まで逢える時まで
Mata au hi made aeru toki made
あなたは何処にいて何をしてるの
Anata wa doko ni ite nani wo shiteru no
それは知りたくない
Sore wa shiritakunai
それはききたくない
Sore wa kikitakunai
たがいに気づかい昨日にもどるから
Tagai ni kizukai kinou ni modoru kara

ふたりでドアをしめて
Futari de doa wo shimete
ふたりで名前消して
Futari de namae keshite
その時心は何かを話すだろう
Sono toki kokoro wa nani ka wo hanasu darou

ふたりでドアをしめて
Futari de doa wo shimete
ふたりで名前消して
Futari de namae keshite
その時心は何かを話すだろう
Sono toki kokoro wa nani ka wo hanasu darou

~TRADUÇÃO~

Até o Dia que nos Reencontrarmos
Intérprete: Ozaki Kiyohiko
Letra: Aku Yuu
Composição: Tsutsumi Kyohei
Tradução: Elson Diogo Masuzawa

Até o dia que nos reencontrarmos, o momento em que nos encontrarmos
Não quero falar sobre a razão da nossa separação
Apenas pois é desolador
Apenas pois é ineficaz
Nos machucando mutuamente, perdendo tudo

Nós dois fechamos a porta
Nós dois apagamos nosso nome
Neste momento, o que será que os corações conversaram?

Até o dia que nos reencontrarmos, o momento em que nos encontrarmos
Aonde você foi, o que você fez
Não quero saber sobre isso
Não quero ouvir sobre isso
Nos machucando mutuamente, voltando para o ontem

Nós dois fechamos a porta
Nós dois apagamos nosso nome
Neste momento, o que será que os corações conversaram?

Nós dois fechamos a porta
Nós dois apagamos nosso nome
Neste momento, o que será que os corações conversaram?

O single desta música foi lançado em 5 de março de 1971, sendo um grande sucesso na época. Até hoje a música é lembrada e cantada no Japão (e pelos descendentes brasileiros).

Quem quiser ouvir a música:

Por hora é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!


Respostas

  1. Dream,,,estou escrevendo agora e muitas lágrimas estão rolando pelo meu rosto,,,,meu pai tem 82 anos, e esteve no japão a trabalho em 1971 trouxe com ele este compacto e mais uns 3,, me lembro nitidamente das músicas mas não me lembrava dos nomes dos cantores e nem o nome das músicas, hoje tenho 52 na época tinha 8 ou 9 anos, meu pai emprestou os compactos para uma conhecida, trabalho de escola,,,nunca mais voltaram, foi uma tristeza, minha mãe chorou muito, mais ficou por isso mesmo,,,,desde então sempre nos lembramos das músicas e as cantarolamos mesmo sem saber falar japonês,,,,já faz uns 11 anos que procuro por estas músicas, e você me salvou pelo menos por uma parte delas, não somos nem descendentes de japoneses, mas admiramos esta raça de pessoas ótimas , inteligentes, trabalhadoras e sofridas, vou mostrar a música para meu pai, tenho certeza que vai haver choro, e vou chorar junto,,,obrigado,,,você tem um amigo a partir de hoje. Magno Pedro Palmuti meu email m.palmuti@ig.com.br e no facebook Magno Pedro Palmuti, fique com Deus e muitos abraços.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Magno! Como vai?

      Primeiramente, muito obrigado pela visita em meu blog! 🙂
      Fiquei realmente muito feliz pela minha postagem ter sido útil! Eu traduzo as músicas que gosto como forma de treinar/estudar japonês. Saber que isso o ajudou é muito bom!

      É uma tristeza quando emprestamos algo que estimamos e o mesmo não retorna… Infelizmente acontece bastante…

      Gostei de conhecer a história de seu pai com esta música, ficaria muito contente se pudesse encontrar as músicas que faltam! Não se lembra de nenhum trechinho da letra?

      Espero que seu pai fique feliz com a música!!

      Sou eu quem agradeço! E fico feliz por ter um novo amigo! 🙂

      Já faz mais de um ano que não mexo em meu Facebook, mas quando voltar, certamente irei lhe adicionar!

      Muitos abraços para você também!! E se cuide!

      Curtir

      • Amigo Dream,,,a vida nos prega peças em que muita das vezes nos pega pelos pés. Jamais imaginei encontrar alguém com tamanha disposição de ajudar alguém que jamais teve algum tipo de contato, assim como eu e você nestas músicas. Pra você ter uma ideia, tentei acessar os arquivos da philips para conseguir ouvir o outro lado deste compacto vinil do Ozaki Kiyohiko, negativo,,,não consegui nem o nome correto da música. Encontrei um nome ou pré nome escrito assim KIKYO, e o outro seria então Mata au hi made,,,,mais exige tanto da vista na procura,,,que a dor de cabeça é uma certeza. Meu pai trabalhava em uma empresa de nome CBCEP Companhia Brasileira de Caldeiras e equipamentos pesados, tinha ou era uma extensão da MITSUBISHI aqui em Varginha sul de Minas (Terra do ETE). Meu pai comprou os compactos juntos, um deles tinha um senhorzinho de óculos redondinho parecia ter uma paisagem verde no fundo, não me lembro muito bem era o monte fugi, eu acho, e o senhorzinho usava uma boina ou coisa assim,,,sei lá,,,,vou tentar encontrar algum detalhe mais concreto, e te passarei,,,,se tiver tempo e não for te prejudicar em nada,,,aceito sua ajuda. Procurei entrar em algum site japonês, para encontrar a foto da capa de compactos lançados em 1970 e 1971,,,,só vê rabiscos,,,kkkkkkkk,,,,não entendemos nada, isso é só pra você que já estuda e tem uma afinidade maior com a língua japonesa´. Então desde já te agradeço,,,,trabalho junto a minha esposa com festas infantis,,entra no face e procure por Castelo Dos Sonhos Varginha,,,,e veja o nosso trabalho,,,,abraços pra vocÊ e que Deus te ilumine por toda sua existência, saiba que você tem um amigo aqui no sul de minas gerais, conte sempre comigo.

        Curtido por 1 pessoa

        • Olá, meu caro Magno!! Desculpe a demora para responder!

          Infelizmente são coisas que podem acontecer, né?
          Acho que, independente de já ter tido um contato ou não, sempre é bom poder ajudar alguém, né? Fico feliz quando eu posso fazer isso por alguém!

          A outra música do compacto de Ozaki Kiyohiko encontrei o nome certo no Wikipedia japonês, chama-se Kikyou (帰郷), como você tinha encontrado. Porém, não encontrei nenhuma música ou vídeo dele cantando. Tem um amador que gravou um vídeo, veja se é essa música:

          Você está indo a fundo para encontrar estas músicas, ne? ^.^ Quando tiver tempo livre, vou procurando também! Seria bom encontrar os mp3 destas!

          Entendi! Seu pai trabalhava em uma empresa ligada à Mitsubishi! Por isso ele foi ao Japão, né? Que legal!
          Então você é de Varginha!! Eu sou de Indaiatuba, interior de São Paulo! (Por aqui não tem ETE, acho… Hahahaha…).

          Realmente, encontrar um disco tendo só a descrição da capa é bem difícil… Dei uma olhada em alguns sites mas é complicado… Se houver algum outro detalhe seria sim de grande ajuda!

          Hahaha…. para quem não tem afinidade com o idioma japonês, realmente é bem difícil! Lembro-me de quando comecei a estudar, para mim também era um monte de rabiscos!

          Vi as fotos dos trabalhos de vocês! Que fantástico! Um trabalho muito bonito! É como criar sonhos para as crianças!! Parabéns!! Todos estão maravilhosos! Mas gostei demais do Homem Aranha (sou fã dos heróis da Marvel até hoje!), e o de dinossauros! Deve dar um trabalhão para montar, né?
          Se eu tivesse filhos e se morássemos mais perto, certamente deixaria as festas por conta de vocês!

          Abração!! Saiba que é recíproco, viu? Conte com a minha amizade sempre! E que Deus sempre abençoe a você e sua família!!

          Curtir

  2. Meu gigante amigo,,,,estou chorando , ao ouvir esta musica maravilhosa, mesmo não entendendo o que diz a letra, me emocionei muito, porque me lembrei quando tinha 8 anos, meus irmãos e minha mãe recebendo meu pai de volta, chegando do Japão depois de 6 meses ausente. Senti uma alegria triste, porque o tempo passou muito de pressa, tanta coisa mudou, ainda tenho meus pais, graças ao meu Deus, mas eu acho que minha alma é japonesa, pois tenho tanta admiração por vocês, que de alguma forma fazem parte desta orgulhosa nação, direta ou indiretamente. É esta música sim, a da linha do trem,,,,,muito obrigado meu amigo, você é uma pessoa especial,,,,Deus está no seu coração,,,fique sempre com ELE,,,,,abraços e muito obrigado,,,por enquanto.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá meu querido amigo Magno! 🙂

      Fico muito feliz que eu tenha acertado a música de sua infância! Pelo visto, muito importante para sua família!
      Fico também muito contente em saber que gosta tanto do povo que é a raiz de meus antepassados!
      Gostaria de ajudar a encontrar as demais músicas, mas é bem difícil. Eu encontrei uma coletânea de músicas dessa época, vou enviá-las para você via e-mail, quem sabe, no meio destas, não esteja mais alguma das músicas que vocês perderam!

      Muito obrigado pelo elogio! 🙂 Ajudar é sempre um prazer!
      Fique sempre com Deus você também, meu caro amigo!!
      Abração!!

      Curtir

  3. Meu gigante amigo, por favor, sem querer abusar de sua imensa boa vontade, tenta conseguir pra mim, a escrita do nome daquele cantor da linha do trem, escrita em letras normais como foio nome do ozaki kiyohiko por exemplo, porque tentei copiar a URL daquele vídeo que me mandou, mais teria que usar direto no youtube, entendeu ? Não sei retirar o som daquele vídeo que me enviou,,,,obrigado por tudo, tchau,,,

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá novamente, meu amigo!! 🙂
      Imagine! O nome do cantor original da música é o próprio Ozaki Kiyohiko! No vídeo, porém, é um músico cantando no karaokê, o nome dele é Bun Itou (ぶん・いとう).

      Eu te mando por e-mail o áudio deste vídeo também, junto com a coletânea que mencionei no outro comentário.
      Mas vou te ensinar um truque para poder baixar o áudio e/ou vídeo do youtube facilmente.

      É só apagar o “https://” da URL, e acrescentar a palavra “link” antes do Youtube. Fica algo assim: “www.linkyoutube.com/watch?v=4TgM0bBhLxk”.

      Em seguida, clique em “Download Video”. O site vai apresentar várias opções de tamanhos de vídeo. Clique no de melhor qualidade (ou em MP3, se quiser só o áudio).

      Depois, clique em “> Click here to show download link < ". E, por fim, em "Click here to start download". Prontinho! Já estará baixando seu vídeo! 😉

      Abração!! Se cuide!!

      Curtir

  4. Olá irmão, como vai você e sua família, tudo bem ? Eu e minha esposa esperamos que sim. Estou entrando em contato para dizer oi, e deixar um abraço de amigo oculto pra você e todos os seus. Fiquem com Deus, saiba que você sempre terá um amigo irmão aqui em Varginha. Seja feliz e viva a sua vida com muita intensidade, não sabemos do dia de amanhã. Tchau,,,

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, meu caro! Aqui vai tudo bem, graças à Deus! E você e sua família?
      Muito obrigado pela visita! Retribuo com um grande abraço!!
      Desejo tudo de melhor a você e a toda a sua família e amigos!
      E, saiba que tens um amigo aqui em Indaiatuba também! Quando quiser/precisar, é só chamar!!

      Fique com Deus!!!
      Abraços!!!

      Curtir

  5. Que este ano que se finda seja sustento e base de um ano cheio de amor e conquistas,,,,,,que tudo em sua vida se concretize, e que neste concreto esteja chumbada as colunas de Deus que sustentará sua família para sempre,,,e que as vigas que vão unir estas colunas, sejam a união ainda mais forte entre seus entes queridos, e com o nascimento do menino Jesus no seio de sua amada família, todos os problemas vão se suavizar, para que seus objetivos se renove a cada instante. Devemos acreditar NELE, porque é ELE que nos ilumina, nos guia, nos protege, nos acompanha e nos protege, portanto se estivermos com ELE sempre dentro de nós, nada vai nos abalar. Eu acredito nisso, e sei que é bom pra mim,,,então eu desejo pra você também,,,amigo. Seu amigo oculto deseja muita paz, amor, alegria, e um pouco mais de dinheiro, para que você e sua família possa levar uma vida sempre digna . Feliz Natal e um próspero ano novo. Fique com Deus no seu coração.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, caro amigo Magno! Como vai?
      Primeiramente, muito obrigado pelas belas palavras e maravilhosos votos!
      Desejo a você e aos seus, o Amor infinito de Deus, a Alegria infinita de Deus, a Dádiva Infinita de Deus, a Saúde infinita de Deus, a Prosperidade Infinita de Deus e a Harmonia Infinita de Deus!
      Que a Sabedoria dEle sempre guie os passos teus e a de teus entes.
      Que a Esperança se renove com o Espírito Natalino, e com a chegada de um novo ano.
      Que os laços do destino traçado por Ele, que o une aos familiares, amigos e conhecidos, brilhem em tons cada vez mais vívidas.

      Desejo a você, e a toda a sua família um Feliz Natal, e um Ano de 2016 repleto de fartura, sorrisos e sentimentos benignos!
      E que as bênçãos os acompanhem, não somente durante este novo começo, mas também por todo o caminhar desta vida maravilhosa!

      Abraços! E que Deus o ilumine sempre!!

      Curtir

  6. Olá amigo oculto Hanter,,,,demorei mas voltei,,,,tudo joinha por aí ? Tenho certeza que sim. Veja bem fiquei uns meses sem nenhum contato, tive alguns problemas com a dengue e outros com a CEMIG. Meu pc queimou por problemas na rede elétrica e não fui ressarcido até hoje, deixei meu pc parao por alguns meses, porque não podia arrumar, pois se arrumasse eu perderia o direito e ressarcimento do mesmo,,,no resumo foi uma novela,,,acabei assumindo o preju e só agora estou voltano com meus contatos e amigos,,,,,abraços pra você e todos os seus,,,,fiquem com Deus.

    ,

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá meu caro amigo Magno! 🙂 Como vai?
      Por aqui tudo certinho sim! E você? Como tem passado?
      Meu Deus! Dengue! Está tudo bem mesmo por aí?
      Então, no final, eles não lhe ressarciram? Isso é uma grande falta de respeito para com o consumidor! Mas, fico feliz que tenha resolvido o problema com o seu PC! Ficar sem acesso à internet é terrível!
      No mais, espero que esteja tudo bem com você e sua família!
      Muito obrigado por mandar notícias!!
      Fique com Deus!!!
      Abraços!!

      Curtir

  7. Oi amigo Dream hunter,,,tudo ok por aí ? Espero que sim,,,,que a luz do nosso criador, irradie sobre você e sua família, tudo de bom. Fiquem com ELE,,,,abraços

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, meu caro amigo Magno! Como vai?

      Por aqui, tudo em ordem! (Ah! Estou em um novo endereço: https://dreamhuntersz.wordpress.com/).

      Muito obrigado pela visita, e pelas palavras! Que Deus preencha sempre seu coração e o de todos os seus familiares e pessoas queridas com luzes de bênção!!

      Cuide-se!!
      Abraços!!

      * Ah! Feliz Páscoa!!! 🙂

      Curtir

  8. Olá menino Dream,,,,,,estamos por aqui também, lutando como sempre,,,,,sabe de uma coisa,,,,o último vídeo de vc me passou, de um cantor japonês cantando aquela música linda, e ele está usando boina, não consigo baixar em vídeos para ver e ouvir,,,tenho um programa que se chama aTube Catcher que faz a transformação para mp3, mp4 e vários outros, mas este vídeo ele não consegue ler e converter para mp4 por exemplo,,,,só consigo ver e ouvir aqui em seu contato. Infelizmente não consegui fazer a conversão para meus arquivos. Não sei em que tipo de linguagem eletrônica ele está e nem sei de um outro programa que poderia me ajudar a fazer esta conversão,,,,mas valeu assim mesmo,,,esta música faz parte daquelas que procuro a anos, quando meu pai ficou no Japão por 5 mês, a convite da Mitsubishi,,,,,,valeu por enquanto amigo,,,,fique com Deus vc e sua família,,,abraços.

    Curtir

  9. Em julho meu pai querido fez 85 anos ,ele esteve no Japão em 1971 então faz 46 anos que ele esteve lá,,,e até hoje ele é um admirador do povo japonês,,,ele não esquece, quando coloco Mata au hi made pra ele ouvir, vejo seus olhos cheios de lágrimas de saudades e por emoção por ter tido o prazer pelo contato tão próximo com aquele povo maravilhoso. Pode ter certeza de uma coisa,,,meu pai não é nem sansei , não tem traços de japonês, não temos nenhuma descendência japonesa, mas tenho certeza que ele ama o japão,,,,,muita saúde pra vc irmão.

    Curtir

  10. Olá Drean Hunter Z ,,,me afastei um bom tempo,,,por isso perdi o seu contato. Sem pre me lembro de você ao conversar com amigos. Tudo bem por aí ? Espero que sim. Abraços.

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias