PP & Marketing

PP (Publicidade & Propaganda) é uma área do Marketing que objetiva a divulgação e a propagação de uma marca, produto ou serviço. Junto com RP (Relações Públicas) e Jornalismo formam a chamada Comunicação Social, cujo objeto principal de trabalho é o Meio de Comunicação de Massa.

Já a definição de Marketing é um pouco mais complexa, pois há diversos pontos de vista de diferentes estudiosos. Listarei aqui algumas das definições:

Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor.” (Dicionário Michaelis)

“Marketing é o estudo do mercado que visa a planejar possíveis lançamentos de produtos em um futuro próximo ou distante (prospectivos), e que leva em consideração as necessidades existentes ou possíveis, e as perspectivas de pesquisa e de adaptação da empresa.” (SEBRAE)

“Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício.” (Kotler e Armstrong, 1999)

“Marketing conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a venda de um produto, desde a planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor.” (Dicionário Melhoramentos)

“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.” (AMA – American Marketing Association – Nova definição de 2005)

“Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” (Kotler e Keller, 2006)

“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos.” (Richers, 1986)

“Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.” (Dicionário Novo Aurélio)

“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca.” (Kotler)

(Definições retiradas dos sites: Portal do Marketing e o Wxx.)

Eu já gosto de pensar no marketing como sendo o mercado em movimento. Tudo que se relaciona ao mercado e sua evolução (movimento) está ligado ao marketing. Pela própria etimologia da palavra deduz-se isso:

Marketing = Market + ing

Market: Vem do inglês, significa mercado.

“ing”: Também do inglês, sufixo utilizado nos verbos do Present Perfect Continuous, que são ações que estão em andamento, movimento.

Nesta página listarei os posts relacionados à PP (Publicidade & Propaganda) e Marketing.

~> Adeus orkut

~> Branding

~> Composto de Marketing

~> Elementos da Comunicação & Funções da Linguagem

~> INFO: 11 hábitos de pessoas (muito) improdutivas

~> Importância do bom atendimento

~> Marketing Infantil

~> Mundo do Marketing: Vamos tirar um pouco o foco das mídias sociais?

~> Perfil das Cores

~> Semântica

~> Sociografia

~> Top of Mind 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: