Publicado por: Dreamer | 16/05/2011

Saint Seiya/Os Cavaleiros dos Zodíaco

Olá à todos!!! Como vão? 🙂

Hoje vou falar do primeiro anime que fez sucesso aqui no Brasil! Conhecido aqui como Os Caveleiros dos Zodíaco, com o título original de Saint Seiya (聖闘士星矢).

Atena & Saints

Atena & Saints – Montagem minha, com artes de diversos fã artistas, cujos nomes estão descritos na imagem.

Saint Seiya é um mangá de Kurumada Masami (車田正美), criador de outros títulos famosos como BT’X (ビート・エックス), Fuuma no Kojiro (風魔の小次郎) e Ring ni Kakero (リングにかけろ), publicados pela Shuueisha (集英社). A adaptação em anime foi produzida pela TOEI e dirigido por Morishita Kouzou (森下孝三) e Kazuhito Kikuchi (菊池一仁).

Saint Seiya é uma obra baseada em mitologias, principalmente a grega, e nas constelações.

Conta-se que de tempos em tempos a deusa da guerra e da justiça Atena (アテナ) reencarna na Terra, mais especificamente no Santuário na Grécia, para protegê-la de outros deuses que desejam dominá-la. Junto com Atena, jovens são escolhidos como guerreiros protetores da deusa, os Saints.

No Brasil, os Saints são chamados de cavaleiros, no entanto, esta tradução é um pouco equivocada. Farei uma pequena análise do termo em japonês. “Saint” escreve-se “聖闘士”, os kanjis separados significam:

  • 聖 (hijiri/sei/shou): sagrado; santo; sábio; mestre; sacerdote
  • 闘 (tataka/araso/tou): guerra; luta
  • 士 (samurai/shi): samurai; cavalheiro (não é cavaleiro!)

Então, uma tradução mais condizente seria “Santo Guerreiro“. Cavaleiro não remete bem a esse conceito, já que esta palavra significa “aquele que monta um cavalo”.

Enfim, cada santo é protegido por uma constelação, possuindo uma armadura correspondente. Diz-se que existem 88 armaduras, sendo este o mesmo número de constelações conhecidas, porém, este número é simbólico, já que  não se sabe a quantidade exata de armaduras (cloth no original).

Basicamente, essas armaduras são divididas em três categorias: Bronze (2; 3), Prata (2) & Ouro (2). Falarei mais sobre isso em um post futuro.

HISTÓRIA:

ATENÇÃO: Apesar de escrever de forma bem resumida, há spoilers!!!

Kido Saori - Atena

Kido Saori – Atena

Aiolos salva Atena

Aiolos salva Atena – Fanart de Niiii’link

Na geração atual (Século XX), Atena é Kido Saori (城戸紗織), uma garota que foi levada do Santuário de Atena, na Grécia, por Aiolos de Sargitário (射手座のアイオロス) e entregue à Kido Mitsumasa (城戸光政), que a adotou como neta e ficou sabendo através do jovem Saint agonizante sobre a missão de Atena e seus protetores.

Mitsumasa reuniu 100 jovens órfãos (no mangá todos são seus filhos, porém de mães diferentes) e os enviou para diversas partes do mundo para tornarem-se Saints.

Na Grécia, o jovem Seiya (星矢) consegue sua armadura de Pégaso, após derrotar Cássios (カシオス). Seiya não via a hora de voltar para o Japão e reencontrar com sua irmã, deixada em um orfanato.

Tempos depois, apenas dez voltaram com armaduras de bronze, convocados pela fundação GRAAD, criado por Mitsumasa, para um torneio entre Saints, no qual o vencedor ganharia a armadura dourada de Sagitário, que antes pertenceu à Aiolos. Foi a chamada Guerra Galática.

Seiya descobre que sua irmã Seika (星華) está desaparecida, fazendo um acordo com Saori: se ele vencer o torneio, a fundação GRAAD vai ajudar a procurar Seika.

Seiya em apuros contra Geki

Seiya em apuros contra Geki – Imagem de NMAiolos.

Shiryu com o punho e o escudo mais fortes, destruídos

Punho e o escudo mais fortes, destruídos – Imagem de NMAiolos

Os Saints que voltaram inicialmente eram: Seiya de Pégaso (天馬星座の星矢), Shiryu de Dragão (龍星座の紫龍), Shun de Andromeda (アンドロメダ星座の瞬), Jabu de Unicórnio (一角獣星座の邪武), Ichi de Hydra (海ヘビ星座の市), Geki de Urso (大熊星座の檄), Nachi de Lobo (狼星座の那智) & Ban de Lionet (子獅子星座の蛮).

Depois de Ban ser derrotado por Jabu e Seiya derrotar Geki,  chega Hyoga de Cisne (白鳥星座の氷河), enfrentado e vencendo Ichi.

Após isso, temos a luta mais marcante deste torneio, Seiya enfrenta Shiryu de Dragão. O Dragão tem vantagem de início, devido ao fato de possuir o punho e o escudo mais poderosos. No entanto, Seiya consegue destruí-los, ao se lembrar de uma lenda.

Além disso, Pégaso descobre um ponto fraco na técnica de Shiryu, onde o coração deste fica desprotegido por um milésimo de segundo. Com muito esforço, Seiya o atinge neste momento, colocando o seu oponente num estado de risco de morte. Todavia, Seiya se fere gravemente.

O único que poderia salvar a vida do Dragão é o próprio Seiya, atingindo, com o mesmo golpe, o lado oposto de onde ele acertou inicialmente, ou seja, nas costas de Shiryu, no punho da tatuagem de Dragão. Com o apoio de Hyoga e Shun, Seiya salva a vida de seu adversário.

A luta seguinte é a de Shun contra Jabu, mas esta é interrompida pelo décimo guerreiro, Ikki de Phoenix (鳳凰星座の一輝), que derruba Jabu e depois Nachi, em seguida rouba a armadura de Sagitário com a ajuda dos Cavaleiros Negros/Black Saint, também chamados de Ankoku Saints (暗黒聖闘士).

Saint Seiya Vs Saint Ikki

Seiya Vs Ikki

Ikki é irmão legítimo de Shun, que antes era gentil e protetor, porém, retornou cheio de ódio por todos. Ele havia sido enviado para a Ilha da Rainha da Morte (デスクィーン), onde sofreu muito para tornar-se um Saint. Diz-se que, desde os tempos mitológicos, Ikki foi o primeiro e único a suportar o treinamento e vestir a armadura de Phoenix.

Seiya e os demais conseguem recuperar algumas partes da armadura de ouro, derrotando alguns capangas de Ikki.

Dragão Negro vs Shiryu

Dragão Negro vs Shiryu – Fanart de Niiii’link.

Phoenix e os Black Saints proclamam guerra aos demais, valendo a tão requisitada armadura. Os quatro Santos de Bronze enfrentam suas contrapartes malignas. Shiryu chega atrasado, pois havia ido a Jamiel, afim de encontrar o Mu (ムウ), a única pessoa que pode consertar armaduras, para restaurar a sua e a de Seiya.

Cada Cavaleiro de Bronze enfrenta sua contraparte maligna, e todos saem vitoriosos, apesar dos infortúnios.

Após a derrota dos Santos Negros, os quatro enfrentam Ikki, com muita dificuldade. Porém, com a ajuda dos cosmos de Shiryu, Shun e Hyoga, somado ao da armadura de ouro de Sagitário, que protegeu Pégaso por vontade própria, Seiya derrota o Phoenix.

Black Saints

Black Saints – Montagem minha com arte de Trident.

Dócrates (ドクラテス), um Hiseiki no Saint (explicarei em post futuro) rouba a armadura de ouro, exceto o elmo. Daqui em diante muitas lutas contra diversos Sonota no Saints ocorrem contra quatro dos Saints de Bronze (Seiya, Shiryu, Shun & Hyoga), e mais tarde Ikki, que renasce das cinzas.

Depois de ter vários guerreiros derrotados, o Santuário passa a enviar os Silver Saints (白銀聖闘士), cavaleiros de prata aqui no Brasil. Pelo fato de serem muito mais poderosos que os Bronze Saints, Seiya e os demais sofrem muito, e evoluem bastante nesse período. É nessa parte do enredo em que é revelado que Saori é Atena, e que o inimigo está no Santuário. Também surge a suposição de que a mestra de Seiya, Marin de Águia (鷲星座の魔鈴) pode ser a irmã desaparecida do mesmo.

Silver Saints

Silver Saints – Montagem minha, com artes de Cerberus Rack, Marco Albiero, The Sanctuary’s Designer & Antares e Trident.

Surgem os cavaleiros de aço, ou Steel Saints (鋼鉄聖闘士) em japonês, assim como os Sonota no Saints (その他の聖闘士), são personagens que não existem no mangá (história original), aparecendo somente no anime, tanto que os Steel Saints somem da história sem explicação nenhuma.

Steel Saints

Steel Saints

Outro evento importante é a perda da visão de Shiryu para salvar a vida de seus companheiros na luta contra o Silver Saint Algol de Perseu (ペルセウス座のアルゴル), fazendo-o retirar-se das lutas, fazendo-o retornar ao seu local de treino, Rozan Gorouho (廬山五老峰), os Cinco Picos de Rozan, que se tornou seu lar.

Após derrotar a grande maioria dos Silver Saints, o mestre do Santuário decide enviar um Gold Saint (黄金聖闘士), Cavaleiro de Ouro, para derrotar os Bronze Saints e recuperar o elmo da armadura de Sagitário. O escolhido é Aiolia, o cavaleiro de Leão (獅子座のアイオリア), que vai até Seiya. Na ocasião, este estava no hospital, sendo atacado por Shaina de Ophiuchus (蛇遣い星座のシャイナ), que tem um assunto pessoal com este.

Quando o Cavaleiro de Ouro dispara sua técnica contra Pégaso, Shaina recebe o golpe em seu lugar, para protegê-lo. Ela revela que quando um homem vê o rosto de uma Amazona, ela tem apenas duas opções: matá-lo ou amá-lo.

Aiolia, em respeito à Shaina, decide retirar-se, no entanto, três Silver Saints, que vigiavam Aiolia, surgem para terminar o serviço, atacando Seiya. Este é protegido pela armadura de Sagitário, que por vontade própria, chega até Pégaso. Em um piscar de olhos os três são derrotados.

Após enfrentar Seiya, Aiolia vê a imagem de seu irmão, Aiolos de Sagitário, e convence-se de que Saori é a verdadeira Atena, e que o Mestre do Santuário não está agindo conforme a vontade da deusa.

Shiryu também enfrenta um Gold Saint, Máscara da Morte (Deathmask) de Câncer (蟹座のデスマスク), que tinha a missão de assassinar o mestre dele e ele próprio. O Dragão é salvo por Mu, revelado como cavaleiro de ouro de Áries (牡羊座のムウ), além de descobrir que o Mestre Ancião é Libra. Esse evento faz Shiryu decidir por retornar a seus amigos para batalhar contra o Santuário.

Gold Saints

Gold Saints

Atena e os Bronze Saints decidem enfrentar o Mestre do Santuário, dirigindo-se ao mesmo. Lá, eles enfrentam mais um Silver Saint, o cavaleiro Ptolemy de Sagita (矢座のトレミー), na versão brasileira, seu nome foi alterado para Tremy. Ele é facilmente derrotado, porém, consegue atingir uma flecha dourada em Saori, que a deixa à beira da morte. Seiya e os outros descobrem que somente o Mestre do Santuário pode salvar Atena, porém, para chegar até ele, eles precisariam passar pelas 12 casas do zodíaco, onde cada uma é protegida por um Gold Saint. Saori tem somente 12 horas de vida.

~> 1ª casa: Mu de Áries (牡羊座のムウ), é aliado dos Bronze Saints, não lutando contra eles, porém, eles perdem uma hora restaurando suas armaduras.

~> 2ª casa: Aldebaran de Touro (牡牛座のアルデバラン), poderoso guerreiro, tendo um poder de contra-ataque terrível. É derrotado por Seiya, que corta um dos chifres de sua armadura. Aldebaran reconhece a força de Seiya e o deixa passar (Mu revela que o cavaleiro de ouro não lutou com todas as suas forças). Foi nesse instante que Seiya começa a desenvolver seu 7º sentido, o cosmo supremo. Depois de Seiya, os três restantes se unem para derrotar Aldebaran e passar por esta casa.

~> 3ª casa: Gêmeos (双子座), até então, não se sabe a identidade deste cavaleiro, ele utiliza poderes de espaço, criando labirintos para evitar que os quatro passem por esta casa. Seiya e Shiryu conseguem passar antes, pelo fato de Shiryu estar cego e, por tanto, não enxergar as ilusões de Gêmeos. Hyoga e Shun enfrentam o cavaleiro, Cisne é enviado à outra dimensão, indo cair na Casa de Libra, onde é executado por Camus de Aquário (水瓶座のカミュ), seu próprio mestre (no anime, mestre de seu mestre). Já Shun, com o incentivo de Ikki, que não estava presente na batalha, recuperando-se de seus ferimentos em um vulcão, derrota temporariamente Gêmeos, podendo passar para a próxima casa.

~> 4ª casa: Máscara da Morte (Deathmask) de Câncer (蟹座のデスマスク), Seiya e Shiryu chegam primeiro nesta casa, Shiryu pede a Seiya que siga adiante, já que ele tem contas para acertar com o cavaleiro de Câncer.

Shiryu Vs. Death Mask

Shiryu VS. Deathmask

Shiryu passa por maus lençóis contra Deathmask, porém, quando Shunrei (春麗), amiga de infância de Shiryu, começa a rezar e incomodar Deathmask, o faz atacá-la com seu cosmo. Isso irrita profundamente Shiryu, despertando seu 7º sentido, permitindo que Dragão derrote Câncer, sendo o segundo Gold Saint a morrer na história. É importante ressaltar que a armadura de Câncer havia abandonado o corpo de Máscara da Morte, por discordar de seus atos maléficos.

Com o despertar do Sétimo Sentido, a visão de Shiryu é recuperada. O Mestre Ancião avisa com seu cosmo que Shunrei está bem. Shun chega à casa de Câncer e encontra seu amigo enxergando. Ambos seguem para a próxima casa.

~> 5ª casa: Aiólia de Leão (獅子座のアイオリア), já é aliado de Seiya, que chega sozinho nesta casa, porém, Pégaso desconhece o fato de que o Mestre do Santuário utilizou sua técnica Genrou Maou-ken (幻朧魔皇拳), traduzido no Brasil como Satã Imperial, que permite controlar a mente das pessoas, até que esta assassine alguém com suas próprias mãos. Seiya sofre horrores contra Aiolia, porém Cássios acaba ajudando Seiya, abrindo uma brecha para que Pégaso derrotasse Aiólia, despertando seu 7º sentido. Porém, nesse instante, Cássios morre, fazendo Aiolia recobrar a consciência. Shiryu e Shun (atrasados anteriormente por Cásios) chegam à casa e os três juntos seguem para a casa de Virgem. Aiolia alerta para não deixarem o protetor desta casa abrir os olhos.

~> 6ª casa: Shaka de Virgem (乙女座のシャカ), chamado de “homem mais próximo de Deus“, está sempre de olhos fechados, embora não seja cego. Derrota facilmente os três Bronze Saints, que são salvos por Ikki.

Ikki Vs. Shaka

Ikki VS. Shaka

Após uma longa e árdua luta, Ikki consegue igualar seus poderes aos de Shaka, por um instante, ao renunciar seus seis sentidos, permitindo levar os dois para uma outra dimensão. Assim, Seiya e os demais puderam atravessar a sexta casa.

~> 7ª casa: Dohko de Libra (天秤座の童虎), o saint com maior senso de justiça, ele é o mestre de Shiryu, tem idade super avançada e é a favor dos Bronze Saints. Porém, os três surpreendem-se ao encontrar Hyoga congelado em um esquife de gelo (derrotado por Camus). Eles tentam de tudo para quebrar o gelo, porém, nada consegue arranhar o poderoso esquife. Dohko envia sua armadura de Libra, a única que porta seis pares de armas, para que Shiryu pudesse destruir o esquife. Shun fica para aquecer Hyoga (cena polêmica, porém, ao meu ver, muito bonita, pois demonstra uma grande atitude de amizade, quase inexistente nos dias de hoje.). Seiya e Shiryu seguem em frente.

~> 8ª casa: Milo de Escorpião (蠍座のミロ), ágil e preciso, Milo derrota Seiya e Shiryu, porém é interrompido por Hyoga, que está bem graças ao sacrifício de Shun, que está inconsciente, depois de expandir muito seu cosmo para aquecer seu amigo. Seiya, Shiryu e Shun (carregado) seguem em frente, enquanto Cisne enfrenta Escorpião. Hyoga atinge seu 7º sentido, congelando uma porção da armadura de ouro de Milo, que por admitir a sua derrota, e em consideração à persistência de Hyoga e também pela sua amizade com Camus, salva a vida do Bronze Saint, que havia sido atingido pelas agulhas do escorpião, permitindo-o seguir em frente.

~> 9ª casa: Aiolos de Sargitário (射手座のアイオロス), já falecido, porém ele deixou um teste para os saints que por ventura poderiam passar por lá (junto com um testamento), esse teste renova a convicção dos quatro.

~> 10ª casa: Shura de Capricórnio (山羊座のシュラ), os quatro de bronze chegam na casa de Capricórnio, onde encontram uma estátua de Atena presenteando um homem com a Excalibur (聖剣エクスカリバー), espada lendária entregue ao cavaleiro mais leal de Atena. Como não encontram ninguém, eles tentam atravessar a casa, mas são pegos de surpresa na saída por Shura, Shiryu decide ficar para lutar, enquanto Seiya, Hyoga e Shun seguem em frente. A luta é desesperadora, fazendo com que Shiryu utilize seu último recurso, Rozan Kouryu ha (廬山亢龍覇), traduzido como o Último Dragão. Nesse instante, ao ver a convicção de Shiryu em proteger Saori, Shura percebe que lutava do lado errado, e arrepende-se de ter derrotado Aiolos de Sargitário, anos atrás. Ambos estavam condenados à morte, por conta da técnica proibida do Dragão (que consiste em levar o oponente junto consigo mesmo até o espaço, desintegrando ambos). No último instante, Shura decide salvar Shiryu, emprestando sua armadura dourada e empurrando seu corpo de volta à Terra.

A verdade é que o atual Mestre do Santuário, chamado Ares (教皇アルレス), havia tentado assassinar Atena, ainda bebê, porém foi detido por Aiolos. Ares inverte a situação acusando Aiolos de tentativa de assassinato, então ele foge com Atena em seus braços. Shura, que admirava Aiolos como Gold Saint, é encarregado de impedir Sagitário, ferindo-o mortalmente. Antes de morrer, ele consegue entregar Atena e sua armadura à Kido Mitsumasa. Ares (アルレス) era assistente e irmão do verdadeiro grande Mestre do Santuário, especula-se que era o Cavaleiro de Prata de Altar (祭壇座), no entanto ele havia sido assassinado por Saga de Gêmeos (双子座のサガ), assumindo sua identidade. Após a morte do verdadeiro Grande Mestre, Saga assumiu o controle do Santuário como Ares. Saga era um admirável e exemplar Saint de Atena, porém, a semente maligna foi implantada em seu coração pelas palavras de seu irmão gêmeo Kanon (カノン).

~> 11ª casa: Camus de Aquário (水瓶座のカミュ) apenas aguarda na sua casa. Enquanto Seiya e os demais sentem o cosmo de Shiryu desaparecer e choram a morte de seu amigo. Hyoga percebe que seu mestre esperava por eles, pedindo a Seiya e Shun sigam em frente. Camus acha que Hyoga é sentimental demais, por isso não consegue desenvolver seu 7º sentido. Ambos começam a lutar. A luta é cheia de ensinamentos de Camus para Hyoga, até que no fim, como último recurso, Hyoga tenta copiar a técnica suprema de Camus, a Aurora Execution (オーロラエクスキューション), Execução Aurora no Brasil. O Gold Saint contra-ataca com a mesma técnica, resultando no congelamento de ambos. Antes de morrer, Camus fica feliz por Hyoga ter aprendido a técnica suprema de gelo.

~> 12ª casa: Aphrodite de Peixes (魚座のアフロディーテ). Seiya e Shun chegam à casa de Peixes, um belo homem vestindo uma armadura de ouro esperava por eles. Shun permite que Seiya passe, atacando o inimigo, porém Pégaso acaba perdendo a consciência no caminho para a sala do mestre, devido às rosas venenosas de Aphrodite, espalhadas pelo caminho. Shun enfrenta Aphrodite e na luta, descobre que o cavaleiro de Peixes é responsável pela morte de seu mestre Albiore de Cefeu (ケフェウス星座のアルビオレ), no anime (Daidalos de Cefeu (ケフェウス星座のダイダロス), no mangá). Por isso, Shun luta seriamente, mesmo tendo suas correntes destruídas, Shun recorre à sua técnica mais poderosa, a Nebula Storm (ネブラストーム), Tempestade Nebulosa no Brasil, ao mesmo tempo, Aphrodite usa sua técnica Bloody Rose (ブラッディローズ), Rosas Sangrentas no Brasil, onde a rosa branca atinge o peito do oponente, e vai ficando vermelha, absorvendo o sangue do coração da vítima. Quando a rosa fica totalmente vermelha, o alvo morre. Com isso, ambos acabam morrendo.

Marin de Águia (鷲星座の魔鈴), mestra de Seiya, salva seu púpilo da morte das rosas de Aphrodite, permitindo-o chegar à sala do Mestre.

Saga

Saga

Lá, Seiya enfrenta Saga de Gêmeos, que sofre com sua dupla personalidade. Ikki, que retorna com a ajuda de Shaka e Mu, surge para ajudar Seiya, que com o apoio dos cosmos dos demais Bronze Saints, consegue salvar Atena. Saga morre após livrar-se de seu lado maligno, suicidando-se na frente de Saori, pedindo perdão pelos seus atos cruéis.

No mangá, existe uma saga solo de Hyoga de Cisne, contra os Blue Warriors (ブルーウォリアーズ). No anime, vem a saga filler de Asgard, onde a representante de Odin (オーディン), Hilda de Polaris (ポラリスのヒルダ) é controlada por Poseidon (海皇ポセイドン), deus dos mares, fazendo-a atacar Atena e os Santuário com seus God Warriors (神闘士), Guerreiros Deuses no Brasil.

Cada Guerreiro Deus carrega uma Safira de Odin, ao reuni-las, pode-se invocar a Robe de Odin, que porta a Espada Balmug, capaz de destruir o anel que enfeitiça Hilda. Seiya realiza o feito.

Após isso, vem a Saga de Poseidon, onde Atena é capturada por este, Seiya e os demais vão ao Santuário do Mar, onde enfrentam os Sete Generais Marinas (海闘士), que correspondem aos Gold Saints da tropa de Atena.

Poseidon & Atena

Poseidon & Atena

Atena se encontra aprisionada no Grande Suporte Principal (Main Breadwinner / メインブレドウィナ), porém, para destruí-lo e salvá-la, é preciso derrubar os Sete Mammoth Pillars (巨大柱) que sustentam os sete mares do mundo. Obviamente, cada pilar é protegido por um General Marina.

O aprendiz de Mu, Kiki (Appendix no Kiki / アッペンデックスの貴鬼), passa a saga correndo de um pilar para o outro, carregando a armadura de Libra consigo. As armas de Libra são necessárias para derrubar os pilares.

~> Pilar do Pacífico Norte (北太平洋): É protegido por Sea Horse no Bian (海馬のバイアン), o Cavalo Marinho. Seiya o derrota com certa facilidade, já que este utilizava uma técnica similar ao Silver Saint Misty de Lagarto (蜥蜴星座のミスティ), contra quem Pégaso havia enfrentado anteriormente.

~> Pilar do Pacífico Sul (南太平洋): É protegido por Schilla no Io (スキュラのイオ), que possui técnicas correspondentes às seis bestas de Schilla. Quem o enfrenta é o Shun que, com a habilidade adaptativa de suas correntes, consegue derrotar cada técnica do General.

~> Pilar do Oceano Índico (インド洋): Defendido por Chrysaor no Krishna (クリュサオルのクリシュナ). Shiryu luta contra este poderoso guerreiro. Nesta batalha, o Dragão fica cego novamente, no entanto, ele consegue aperfeiçoar a Excalibur, herdada de Shura, com a qual derrota o oponente.

~> Pilar do Oceano Antártico (南氷洋): Neste, encontra-se Lyumnades no Kaasa (リュムナデスのカーサ). O primeiro a se aproximar do pilar é Seiya, porém, é derrotado facilmente pela técnica covarde do General. Ele transforma-se na pessoa mais querida no coração de sua vítima. No caso de Seiya foi Marin, que se mostra como sua irmã. Em seguida, derrota Hyoga transformando-se em Camus; e Shun, transformando-se em Ikki. O covarde inimigo é derrotado por Phoenix, que possui um coração duro. Mesmo transformando-se em Shun, Ikki o ataca. Pouco antes de morrer, Kaasa encontra Esmeralda (エスメラルダ) no fundo do coração do solitário Saint.

~> Pilar do Oceâno Ártico (北氷洋): Guardado por Kraken no Isaac (クラーケンのアイザック), que foi amigo e colega de treinamento de Hyoga. Cisne enfrenta seu antigo amigo, cheio de ressentimentos. Por conta de Hyoga tentar visitar sua mãe, que dorme eternamente num navio naufragado no mar gelado da Sibéria, este foi pego por uma forte correnteza. Isaac o salva, porém, ele perde a visão de um olho e desaparece nas profundezas do mar, perdendo a chance de se tornar um Saint. Hyoga deixa-se ferir em um olho para compensar esta perda. Apesar da dura batalha, e do turbilhão de sentimentos de Cisne, ele derrota seu antigo amigo com a técnica suprema de seu mestre.

~> Pilar do Oceano Atlântico Sul (南大西洋): Protegido por Siren no Sorento (海魔女のソレント), o único Marina a desconfiar que Poseidon está sendo manipulado. Este aparece na Saga de Odin, sendo responsável pela morte do Guerreiro Deus Siegfried (ジークフリート). No mangá, derrota Aldebaran de Touro. Na Guerra Santa contra Poseidon, ele enfrenta Shun. Andrômeda não deseja machucar alguém que toque uma melodia tão bela quanto Sorento. No final, quando não tem mais alternativas, Shun usa sua técnica mais poderosa, a Tempestade Nebulosa, que derrota o Marina (porém, não o mata).

~> Pilar do Atlântico Norte (北大西洋): Defendido por ninguém menos que Sea Dragon no Kanon (海龍のカノン), irmão gêmeo de Saga. É ele quem despertou o deus dos Mares, manipulando-o. Sua principal luta é contra Ikki. Durante esta, ele revela o seu plano de controlar Poseidon, confirmando a suspeita de Sorento, que interfere na luta à favor de Ikki.

A batalha contra Poseidon é árdua, Seiya veste a armadura de Sagitário, mas mesmo assim, não tem sucesso em acertar o deus. Shaina, Hyoga, Shiryu, Shun e Ikki também ajudam.

Em certa altura da luta, Shiryu veste a armadura de Libra e Hyoga a de Aquário, dificultando para Poseidon, que acaba sendo atingido, derrubando seu elmo. Os três passam por ele e tentam destruir o Grande Pilar Principal, mas em vão.

Poseidon reaparece e enfrenta Hyoga e Shiryu. Enquanto isso, Seiya realiza um milagre, explodindo seu cosmo e se jogando em direção ao Grande Pilar Principal, destruindo-o. Assim, Atena é salva e, junto com Seiya e os demais cavaleiros, sela o deus dos Mares na ânfora de Atena.

Ao fim da batalha de Poseidon, inicia-se a Saga de Hades, onde este desperta após 243 anos. Junto com ele, os 108 espectros também voltam à vida.

Nesta saga é revelada a verdadeira missão do Mestre Ancião, que era vigiar a torre onde estavam seladas as almas dos Espectros. E, é por esse momento que ele não deixou os Cavaleiros de Ouro participarem da luta contra Poseidon. Ele pretendia evitar a perda de mais Gold Saints. Ele sobreviveu tanto tempo devido a técnica MISOPETHA-MENOS (ミソペサメノス) dada por Atena, onde cada ano equivale a um dia para o corpo do usuário.

Temos o retorno dos Cavaleiros de Ouro mortos na batalha das 12 Casas, como Espectros de Hades (冥闘士). Além deles, o verdadeiro Grande Mestre, Shion de Áries (牡羊座のシオン) também retorna. O objetivo deles, aparentemente, é arrancar a cabeça de Atena. Uma nova batalha no Santuário inicia-se.

~> 1ª casa: Mu tenta deter todos, sozinho. Usando a Extinção Estelar, ele derrota Deathmask e Aphrodite (eles são transportados para longe, provavelmente por Shion). Em seguida, ele tem dificuldades contra Saga, Shura e Camus. No anime Seiya aparece e tem uma breve luta com Deathmask, sendo teletransportado para o Coliseu, por Mu. Shion aprisiona Mu, permitindo que os três passem. No entanto, Áries é salvo pelo Mestre Ancião, que decide enfrentar Shion, seu velho amigo.

~> 2ª casa: Mu chega a esta casa e encontra seu guardião morto, em pé. Aldebaram morrera defendendo bravamente a casa de Touro. Na verdade, ele foi atacado covardemente pelo espectro Niobe de Deep (ディープのニオベ). Mu revela que este havia sido derrotado antes mesmo da morte de Aldebaran, no mesmo instante que este aplicara o golpe fatal em Touro.

~> 3ª casa: A casa de Gêmeos deveria estar vazia, porém, alguém a estava defendendo. Era Kanon, que havia se redimido. Saga, Shura e Camus enfrentam certa dificuldade, mas o antigo Gêmeos consegue desfazer a ilusão de seu irmão.

~> 4ª casa: Outra casa que deveria estar vazia, mas eles enfrentam uma outra ilusão. Depois de muitas dificuldades, eles descobrem que o autor desta é Shaka, então, Saga ataca de longe a casa de Virgem, porém em vão. Shaka contra-ataca, fazendo-os desaparecer. Mu chega nesta casa e encontra outros Espectros de Hades, que estavam encarregados de vigiar o trio traidor, porém, eles estavam confusos com o desaparecimento deles. Áries enfrenta o espectro Miyu de Papillon, com certa dificuldade, consegue derrotá-lo. No anime, Seiya tem participação na luta.

~> 5ª casa: Aiolia derrota alguns Espectros com facilidade. No entanto, ele é pego de surpresa por Raimi de Worm (ワームのライミ), que o segura, permitindo a passagem dos Espectros. O que distraiu o Saint de Leão foram cosmos familiares entre os inimigos. Aiolia derrota rapidamente seu oponente.

~> 6ª casa: Shaka revela a identidade de três espectros, que eram Saga, Shura e Camus. Eles haviam matado os verdadeiros portadores daquelas Sapuris (冥衣), armadura dos Espectros, e se disfarçado deles. O Cavaleiro de Virgem elimina todos os demais espectros e pede para o trio revelar a verdade por trás da traição deles. No entanto, Saga recusa-se a falar, então Shaka decide morrer. Os quatro vão até o jardim ao lado da Casa de Virgem, onde estão as árvores gêmeas (local da morte de Buda). Virgem pressiona os três com todas as forças, usando sua técnica suprema Tenbu Hourin (天舞宝輪), o Tesouro do Céu. Saga Shura e Camus decidem usar a técnica proibida por Atena, a Athena Exclamation (アテナエクスクラメーション), a Exclamação de Atena, que era o objetivo de Shaka. Os três se sentem frustrados por matarem Virgem sem poder contar o verdadeiro objetivo deles. O espírito de Shaka envia uma mensagem para Atena: “Arayashiki”.
Dentro da casa de Virgem, os três encontram Mu, Aiolia e Shiryu (também Seiya, Shun e Hyoga, no anime). O Leão ataca sem piedade o trio, com raiva pela morte do amigo. Milo desce de Escorpião até Virgem para fazer o mesmo. O trio traidor decide usar novamente a técnica proibida, então Mu, Milo e Aiolia respondem com a mesma. O poder em equilíbrio dos seis evitou a catastrófica destruição do Santuário. Então, Shiryu (junto com Seiya, Shun e Hyoga no anime) consegue jogar as duas Exclamações de Atena para o céu, salvando a vida de todos.

Saori pede para Mu e os outros levarem os três traidores para a sala de Atena. Lá, ela entrega para Saga a mesma adaga que ele usou, quando tentou matá-la quando ela ainda era um bebê, e corta seu próprio pescoço.

Os quatro Bronze Saints chegam tarde ao local onde Atena “morreu”, chorando de desespero. Shion surge e revela a verdade aos quatro. O objetivo deles, ao aceitarem se submeter à Hades (冥王ハーデス), era despertar a Armadura de Atena, que precisava do sangue da deusa. Porém, somente Shion conhecia esse segredo. Todos os Gold Saints que “trairam” Atena, tinham o mesmo objetivo.

O antigo Saint de Áries desperta a Armadura de Atena, deixando-a sob o cuidado de Seiya. Em seguida, ele restaura as despedaçadas Armaduras de Bronze, com o sangue de Atena, e pede para que eles entreguem para a deusa a sua proteção. Shion desaparece pouco tempo depois, já que a vida concedida por Hades é efêmera.

Seiya e os demais seguem ao Castelo de Hades. Lá eles encontram com Valentine de Hárpia (ハーピーのバレンタイン). No anime é Radamanthys de Wyvern (ワイバーンのラダマンティス). Devido à barreira de Hades, que enfraquece os cosmos dos Cavaleiros, Mu, Milo e Aiolia são facilmente derrotados. Os quatro de Bronze também enfrentam dificuldades. Seiya acaba caindo no Mundo dos Mortos junto com Valentine/Radamanthys.

Dohko (Mestre Ancião) aparece em sua forma rejuvenecida, vestindo sua armadura de Libra. Ele explica sobre o Oitavo Sentido (Arayashiki), que permite ir ao Mundo dos Mortos sem morrer. Ou seja, Shaka e Atena não morreram, apenas transcederam para o Oitavo Sentido para enfrentar Hades. Os quatro, além de Kanon, seguem para o Mundo de Hades, despertando o Arayashiki.

No Meikai (冥界), mundo de Hades, ocorrem várias batalhas entre os Saints e os Espectros (que estão espalhados). Os eventos mais marcantes são o encontro de Seiya e Shun com o lendário Cavaleiro de Prata Orphée de Lyra (琴座のオルフェ), que estava ali após um acordo com Hades, para poder ficar perto de sua falecida amada Eurydice (エウリヂセ), que ficou aprisionada ali após o casal ser enganado por Pharao de Sphinx (スフィンクスのファラオ); e a descoberta de que Shun é o hospedeiro do deus Hades, por ser a pessoa de coração mais puro na Terra.

Atena consegue salvar Shun da alma de Hades, porém, este foge para os Elísios, fazendo a deusa seguí-lo. Porém, para ir a este lugar, é preciso atravessar o Muro das Lamentações (嘆きの壁 / Nageki no Kabe), onde só um deus pode seguir. Shaka tenta desesperadamente destruir o muro, porém, Dohko revela que somente a luz do Sol pode fazê-lo. Os 12 Cavaleiros de Ouro se reúnem no local, inclusive os já falecidos, pois ao unirem seus cosmos, eles podem reproduzir a luz solar, já que as constelações do Zodíaco estão na elíptica solar.

No entanto, como efeito colateral do ataque, os 12 morrem na explosão. Os quatro Bronze Saints sentem a perda dos companheiros, mas seguem para o Elíseos. Por terem a armadura banhada com sangue de Atena, eles conseguem chegar até o local paradisíaco.

Ikki, que não teve a mesma bênção de seus amigos, recebe ajuda de Pandora, que pede para ele se vingar de Hades, já que ela também teve sua vida arruinada pela chegada deste.

Nos Elíseos, eles enfrentam o deus da morte Thanatos (タナトス), servo de Hades, que derrota facilmente os cinco. Poseidon, preocupado com o destino da Terra que ele deseja conquistar algum dia, ajuda os cinco, enviando as Armaduras de Ouro. Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki vestem, respectivamente, Sagitário, Libra, Aquário, Virgem e Leão.

Todavia, Thanatos pulveriza as armaduras em um segundo. Tudo parecia perdido, quando Seiya desperta a sua God Cloth (神聖衣), as Armaduras Divinas, que se aproximam das kamui (神衣), vestimenta dos deuses do Olímpo.

Seiya vence Thanatos, e segue para salvar Atena, que havia sido aprisionada em um jarro, que suga seu sangue. Hypnos (ヒュプノス), o deus do sono e irmão gêmeo de Thanatos, surge objetivando parar Pégaso, mas é detido por Ikki, sem armadura. Então, Shun desperta sua God Cloth e enfrenta o deus. Ikki vai atrás de Seiya.

Pégaso encontra o jarro onde Saori está aprisionada, porém, não consegue destruí-lo. A alma de Hades parece dizendo que é impossível libertar Atena. Ikki chega e tenta atacar a alma do deus, no entanto, o golpe é repelido de volta, jogando Ikki contra o jarro. Ao se banhar do sangue de Atena, a God Cloth de Ikki se manifesta.

Shun é derrotado por Hypnos, então Shiryu e Hyoga despertam suas God Cloth e enfrentam o deus do sono. Com grande dificuldade, eles conseguem derrotá-lo.

Seiya e Ikki reparam que a alma de Hades flutua em cima de um templo, deduzindo que o corpo verdadeiro do deus está lá. Ambos correm em direção deste, com o objetivo de destruí-lo. Por conta disso, Hades é forçado a retornar a seu corpo e vestir a sua Sapuris para a batalha final.

Quando Hades tentou cortar Atena dentro do jarro, Ikki se coloca na frente, salvando-a. Pouco depois, Shun, Shiryu e Hyoga chegam e todos enfrentam o deus.

Em certa altura, quando os Saints estavam em apuros, Saori os protege com uma bolha de energia, que os levariam de volta à Terra. Ela absorve o sangue sugado pelo jarro e veste a armadura de Atena, entregue por Seiya. Os dois deuses se enfrentam.

Quando Saori estava em apuros, Seiya sai de sua proteção e ataca o inimigo, este revida, transpassando o peito de Pégaso com a espada. No entanto, Hades sente o golpe do Saint. Por fim, Atena e os outros quatro Saints unem suas forças e derrotam o deus do Mundo dos Mortos.

Hades

Hades

O mangá clássico encerra-se por aqui! Há outras publicações como a Gigantomanquia, NEXT DIMENSION, Episode G, THE LOST CANVAS, Omega, Saintia Shou e Soul of Gold que falarei em outros posts! (Vejam a cronologia de Saint Seiya!)

Futuramente, pretendo também, postar uma lista de personagens, porém, por hora vou encerrar por aqui, pois já escrevi demais!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!


POSTS RELACIONADOS:

~> 88 Consteações & Sonota no Saints (その他の聖闘士)
~> Saint Seiya – Cronologia
~> Saint Seiya – Novo conceito: Saintia (セインティア)
~> Saint Seiya – Ankoku Saints/Cavaleiros Negros
~> Saint Seiya – Bronze Saints/Cavaleiros de Bronze [PARTE 1]
~> Saint Seiya – Bronze Saints/Cavaleiros de Bronze [PARTE 2]
~> Saint Seiya – Bronze Saints/Cavaleiros de Bronze [PARTE 3]
~> Saint Seiya – Ghost Saints/Cavaleiros Fantasmas
~> Saints Seiya – Gold Saints/Cavaleiros de Ouro [PARTE 1]
~> Saints Seiya – Gold Saints/Cavaleiros de Ouro [PARTE 2]
~> Saint Seiya – Hiseiki no Saints/Cavaleiros Irregulares
~> Saint Seiya – Mariners
~> Saint Seiya – Silver Saints/Cavaleiros de Prata [PARTE 1]
~> Saint Seiya – Silver Saints/Cavaleiros de Prata [PARTE 2]
~> Saint Seiya – Steel Saints/Cavaleiros de Aço
~> SUPER MUSICAL “Saint Seiya” (スーパーミュージカル「聖闘士星矢」)


Respostas

  1. nossa muito zikka 😉

    Curtido por 1 pessoa


Deixe um comentário

Categorias